Notícias


23 de Setembro – Dia da Visibilidade Bissexual


Publicado em: 23 de setembro de 2021

Hoje, 23 de Setembro, é celebrado o Dia da Visibilidade Bissexual! Mesmo que esta orientação sexual não seja uma novidade, o assunto ainda não é tão debatido como outras questões da diversidade sexual na contemporaneidade. Há, muitas vezes, desconhecimento em relação ao tema, o que faz com que opiniões e/ou crenças pessoais preencham o espaço de discussão. Compreendermos o que é a bissexualidade, enquanto profissionais da Psicologia, é fundamental para não reproduzirmos práticas e discursos preconceituosos.

A vivência bissexual tem sido historicamente apagada e a violência sofrida ainda hoje é comumente lida como manifestação de homofobia ou lesbofobia, não se considerando as especificidades de vivências não monossexuais, ou seja, orientações afetivas e/ou sexuais que se definem pela atração por mais de um gênero.

O processo da afetividade é uma questão bastante cara para a Psicologia. Se a forma como construímos nosso afeto enquanto pessoas preenche tantos debates e contextos nos quais a Psicologia está presente, é indispensável que olhemos com respeito e coerência para as construções não monossexuais de afeto e sexualidade, em todas as áreas de atuação da/e/o psicóloga/psicólogue/psicólogo. 

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reafirma o compromisso ético-político da Psicologia com a diversidade humana e com a promoção de uma sociedade justa e equitativa, por esta razão é que lançamos, hoje, o Documento de Orientação CRP 06: “A atuação profissional das psicólogas, psicólogues e psicólogos no atendimento à população bissexual”. Clique aqui e acesse.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo nas cores rosa, roxo e azul, da bandeira do orgulho bissexual, e a capa do documento de orientação no centro.