Notícias


25 de Setembro - Dia Nacional do Trânsito


Publicado em: 25 de setembro de 2021

Neste 25 de Setembro, Dia Nacional do Trânsito, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo propõe à categoria das/os psicólogas/os uma reflexão sobre o trânsito em outra perspectiva, que rompa com a ideia de veículos automotores e seus congestionamentos. Propõe-se como horizonte dessa reflexão o trânsito na perspectiva dos deslocamentos por seus diversos meios (à pé, por bicicletas, transportes públicos, veículos individuais e veículos de transporte de cargas), trazendo para a centralidade do debate as pessoas ao invés de apenas os veículos e provocando uma discussão que paute a mobilidade como um atributo humano e toda sua diversidade de escolhas ao se movimentar, incluindo seu direito de ir e vir.

Falar de mobilidade humana hoje, no Dia Nacional do Trânsito, diz sobre os modos como interagimos com os espaços e uns com os outros, atravessados por demandas e necessidades sociais que determinam nossos deslocamentos e que dizem sobre as implicações políticas e econômicas no investimento de tipos de transporte. Esta temática complexa que atravessa a vida de sujeitos e os espaços que ocupam requer contribuições de diferentes áreas na proposição de ações e análises, como a Geografia, o Urbanismo, a Economia, a História, a Política e a Psicologia.

Naquele sentido, é essencial localizar a importância da Psicologia e suas contribuições na construção coletiva de um trânsito saudável e no planejamento de políticas públicas de educação, saúde e segurança para o trânsito. As práticas psicológicas no campo da mobilidade e do trânsito demandam uma atuação cujo foco prioritário seja a dimensão humana, para além de uma prática restritiva de avaliação psicológica com a finalidade de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cujo foco é o automóvel. A presença da Psicologia nesse campo pode ser vasta, em um movimento de construção e luta constante a fim de que o uso dos espaços públicos seja compreendido e promovido para além de suas dimensões de infraestrutura, engenharia, fiscalização e educação mas na dimensão humana, das relações, do comportamento, autocuidado, cuidado com o próximo e com a cidadania, contemplados pelo encontro das pessoas entre si e com o espaço onde estão inseridas. 

O Sistema Conselhos de Psicologia, de modo a melhor orientar a prática profissional de psicólogas/os nas políticas públicas de Mobilidade Humana e Trânsito, conta com uma publicação do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) intitulada “Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de mobilidade humana e trânsito”. Clique aqui e acesse.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, há ilustrações que remetem ao trânsito, com pessoas se locomovendo pela cidade.


Termos relevantes
direitos humanos