Notícias


08 de Outubro – Dia da Psicologia Latino-americana


Publicado em: 8 de outubro de 2021

O 08 de Outubro se tornou uma data simbólica na busca por uma América Latina autônoma e unida ao lembrar a morte de Che Guevara, que teve sua vida marcada pela luta em defesa da região. 

Para a Psicologia latino-americana, a data passou a ter também valor simbólico quando a assembleia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI) a definiu como referência para todas as psicólogas e psicólogos da região. 

Nada mais representativo do que definir essa data como o Dia da Psicologia Latino-americana, que lembre às/aos profissionais do continente com quem e com quais fins suas práticas precisam estar compromissadas. Isso significa nos debruçarmos para a memória e história de nossa formação social como povo colonizado, dizimado, violentado e exterminado, mas também como expressão de resistência e libertação. 

A ULAPSI representa este esforço de articular científica, profissional e academicamente entidades da Psicologia na América Latina em uma rede integrada e alinhada com as lutas sociais, populares e democráticas - é o que expressa a nota publicada, hoje, pela entidade (clique aqui e acesse). 

A tendência de integração e de fortalecimento tem como premissa o empoderamento de um continente que traz na sua história comum a colonização e o rapto de suas riquezas próprias, deixando, em suas sociedades, marcas profundas que reverberam até hoje nas relações e nas subjetividades dos sujeitos.

É nessa perspectiva que se inscreve a busca pela construção de uma Psicologia latino-americana que se proponha a reformular criticamente o seu saber de modo que considere na sua práxis as particularidades históricas, culturais, políticas, econômicas e sociais na construção das subjetividades latino-americanas. Tal reformulação exige de antemão um posicionamento político e crítico da Psicologia no sentido de ter como horizonte do seu fazer o compromisso com a transformação social.

Mesmo diante dos desafios enfrentados na busca da integração, como as diferenças entre os países, suas multiplicidades culturais e os interesses geopolíticos das nações, não se pode negar a importância de uma Psicologia latino-americana na defesa da pluralidade, do fortalecimento da democracia e da transformação social. É nessa perspectiva que se inscreve um fazer psicológico cujo olhar esteja amplificado para os problemas sociais, vinculado às necessidades e sonhos de um povo por justiça social e condições de vida dignas.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de marrom alaranjado. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, a ilustração do mapa da América Latina com o símbolo da Psicologia dentro.