Notícias


15 de outubro – Dia das/os Professoras/es


Publicado em: 15 de outubro de 2021

“A educação é um ato de amor, por isto, um ato de coragem” - Paulo Freire

Vivemos tempos de ataques à ciência e à Educação brasileira em todos os níveis. O governo federal, reiteradamente, tentou produzir desvios da lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), minando as funções de financiamento público da Educação.

O “novo” Ensino Médio retira das/os estudantes da escola pública o direito de amplo acesso ao conhecimento e às oportunidades de vivenciarem o ensino superior de qualidade. 

Neste segundo ano de pandemia, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá a marca da exclusão, já que os governantes desconsideram os efeitos da pandemia de Covid-19 e as efetivas dificuldades de acessibilidade ao ensino remoto de grande contingente da população jovem.

Temos um Ministério da Educação que desrespeita os princípios da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, afirma que o ensino superior não é para todas/os, que as crianças com deficiência atrapalham e que o ofício da docência é a opção das/os sem talentos. 

O  governo federal tem afirmado que professoras/es demais atrapalham, ignorando a realidade do ensino no país e a falta de docentes em vários campos do conhecimento. 

Naquele contexto, professoras/es, em todos os níveis, organizam-se e reorganizam-se, empenham-se e superam o impensável para proverem e garantirem às/aos suas/seus estudantes a melhor educação possível, para superarem os efeitos da desigualdade de acesso, para produzirem saberes e reflexões que alimentem de esperanças crianças e jovens que, diante da pandemia, sentiram falta da escola, da/o professora/professor, das amizades, do encontro, do afeto.

A frase de Paulo Freire ganha, então, sentido mais profundo e atual: é preciso amar, é preciso ter coragem para enfrentar tantos desafios, descaminhos e desmandos; este amor, esta coragem são revolucionários. 

A Psicologia, que historicamente se entrelaça com a educação na formação, pesquisa e atuação, alia-se à categoria docente na defesa da educação pública, de qualidade, inclusiva e democrática.

A todas/os as/os professoras/es de nosso Estado e país, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo manifesta sua profunda admiração e solidariedade. Vocês não estão sozinhas/os.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de marrom. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, a ilustração de uma professora segurando livros que, simbolicamente, formam uma ponte para as estudantes.


Termos relevantes
educação professoras professores