Notícias


17 de Outubro – Dia Nacional da Vacinação


Publicado em: 17 de outubro de 2021

Hoje, 17 de outubro, é o Dia Nacional da Vacinação! Criada pelo Ministério da Saúde, a data tem o intuito de reforçar a importância da vacinação para toda a sociedade.

A vacina é uma preparação de componentes que agem na proteção contra doenças e servem para estimular o corpo a produzir defesas naturais de maneira rápida e eficaz, evitando manifestações graves de doenças e até a morte.

A segurança daqueles componentes é inquestionável, pois todas as vacinas passam por testes científicos rigorosos, validados por instituições respeitadas, antes de serem aplicadas na população. Com essa segurança, a vacinação é uma das políticas de saúde pública mais eficazes utilizadas no controle e na prevenção de doenças. 

Uma das principais barreiras da vacinação, atualmente, é o crescimento do “movimento antivacina”, que fez com que a Organização Mundial da Saúde incluísse este fator na lista dos dez maiores riscos para a saúde global, em 2010, ao identificar que este movimento negacionista apresentava ameaças aos avanços alcançados ao longo dos séculos de prevenção de doenças no mundo todo.

Entre os fatores que contribuem para a desconfiança na eficácia da vacinação, destacam-se a falta de informação, a disseminação de dados falsos, preceitos religiosos e/ou ideológicos e a existência de movimentos que negam a ciência e seu rigor.

A pandemia de Covid-19, ainda vigente, expôs a discussão. Diversos investimentos financeiros e científicos foram direcionados para a realização de pesquisas na busca de imunizantes, em tempo recorde, para controlar-se a infecção pelo novo coronavírus e principalmente para salvar vidas dada a agressividade dessa doença, sobretudo em populações mais vulneráveis.

Todas as vacinas atualmente disponíveis no Brasil são seguras e eficientes e já reduziram drasticamente o número de internações e mortes, mesmo com a demora na sua obtenção e distribuição pelo país. 

A Psicologia brasileira tem um papel fundamental na defesa da vacinação. Nos princípios fundamentais do nosso Código de Ética Profissional, reforçamos que “[...] o psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e da coletividade” e [...] atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural”.

Portanto, é um compromisso ético e político de todas/os as/os psicólogas/os a defesa intransigente da vacinação pública, acessível e gratuita para toda a população. A vacina é direito de todas/os e dever do Estado.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, a ilustração de uma profissional da saúde aplicando uma vacina em outra pessoa.


Termos relevantes
direitos humanos