Notícias


Está no ar o quarto episódio do “Estação Psicologia”, o podcast oficial do CRP SP!


Publicado em: 11 de novembro de 2021

No programa deste mês, “Redução de Danos e Estratégias de Cuidado”, conversamos com Otaviano Lopes dos Santos, facilitador de redução de danos do Grupo DiVersos, usuário de substâncias e ex-morador em situação de rua. Conversamos também com Maria Angélica de Castro Comis, psicóloga (CRP 06/74876), redutora de danos, especialista em Medicina Comportamental, Terapia Cognitivo-comportamental, mestra em Psicobiologia pela Unifesp e coordenadora-geral e de advocacy do Centro de Convivência É De Lei.

Neste quarto capítulo, foram abordadas a temática do consumo de drogas legais e ilegais e as estratégias e desafios da redução de danos, além dos impactos das políticas contra o uso de drogas, inclusive nos casos de necessidade terapêutica baseada em avanços nos estudos sobre seus efeitos nesta circunstância. Falamos, enfim, a respeito de como a Psicologia pode ajudar no enfrentamento da problemática e na disseminação de amplo conhecimento para toda a sociedade. 

Este episódio faz parte da série “Cuidado em Liberdade”, que contará com seis capítulos produzidos pela Comissão de Políticas Públicas e Direitos Humanos e pela Comissão de Comunicação do CRP SP. Em pauta, estarão temas como a população em situação de rua, luta antimanicomial, redução de danos, prevenção ao suicídio e saúde mental.

Clique aqui e acompanhe nas plataformas. 

Para garantir o acesso a todas e todos, o episódio está disponível no canal no YouTube do CRP SP, com legenda e interpretação em Libras. Clique aqui e acesse.

Referências do quadro “Psicologia no Dia a dia”:

  1. Manifesto por vidas despatologizadas. Direito às diferenças, combate às desigualdades .
  2. Publicação do CRP SP, “Medicalização de crianças e adolescentes” .
  3. Publicação do Conselho Federal de Psicologia, “Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de álcool e outras drogas”.
  4. Publicação do CRP SP,  cartilha da série “Comunicação Popular”: A psicologia no contexto do álcool e outras droga .
  5. Publicação do CRP SP, caderno temático “Álcool e Outras Drogas” .

#PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card com degradê em tons de azul e verde. Ao fundo, podemos ver ilustrações que representam medicamentos, em muitos formatos, garrafas de bebida alcoólica, cigarros e outras drogas.


Termos relevantes
direitos humanos