Notícias


07 de Dezembro – Dia Nacional da Assistência Social


Publicado em: 7 de dezembro de 2021

Neste 07 de Dezembro, Dia Nacional da Assistência Social, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo parabeniza as/os trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por resistirem aos desmontes da Assistência Social e materializarem-na nos 5.570 municípios do Brasil.

A Assistência Social é uma política de Estado que oferta serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais que visam a garantir a proteção social da população brasileira, sobretudo daqueles que vivenciam situações de desproteção societal, contribuindo para o convívio e o desenvolvimento humano em condições de dignidade. Assim, cada trabalhadora/trabalhador é fundamental no enfrentamento das desigualdades sociais manifestadas na segregação, na discriminação e na violência contra as maiorias invisibilizadas: mulheres, negras/os, idosas/os, pobres, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ etc. 

A pandemia de Covid-19 visibilizou desigualdades sociais de classe, gênero, raça, de sexo, etárias e capacitistas existentes no Brasil, apontando que o seu enfrentamento se faz por meio de políticas públicas. Contudo, o SUAS vem enfrentando um processo de desmonte que ameaça anos de trabalho baseado na noção de direitos – e não de caridade –, na atenção às populações vulneráveis, conforme estabelece a Constituição de 1988.

As diversas afrontas podem ser enumeradas: fechamento e/ou não criação de serviços, falta de valorização de trabalhadoras/es e não cumprimento de legislação para terem-se equipes completas, cadastros virtuais, ausência de ofertas e de financiamento da Política Pública de Assistência Social, entre outras. 

Em um momento caótico e em estado de pandemia, a população em maior vulnerabilidade social tem encontrado na disposição e na força das/os trabalhadoras/es aliadas da luta de efetivação de direitos. 

A Psicologia é para todo mundo e se faz com políticas públicas integrais.

#PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card em tons de verde e azul. Na parte superior, uma ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo há a ilustração várias mãos unidas.