Notícias


10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos


Publicado em: 10 de dezembro de 2021

A conjuntura política, social e econômica de nosso país evidencia uma crise estrutural nas relações de produção, com implicações incalculáveis em condições de vida dos diferentes grupos sociais. O crescimento da pobreza e da desigualdade social, relativo à consolidação do neoliberalismo, tem apresentado implicações nos campos macroeconômico e político, nos quais as ausências, violações, violências, exclusões e extermínios caracterizam nosso tempo, reverberando nos modos de vida, produzindo dor, sofrimento e adoecimento psíquico. 

Diante daquele cenário, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, em conjunto com diferentes organizações, tem assumido seu compromisso com a sociedade, orientando as/os psicólogas/os para uma prática inclusiva, posicionada eticamente e na defesa dos Direitos Humanos. Esse horizonte profissional é expresso na cotidianidade do fazer psicológico nos mais diversos e diferentes campos de atuação. 

A defesa dos Direitos Humanos é um princípio fundamental de nossa ética profissional, estando na base do Código de Ética da Profissão. Neste ano, propusemos espaços reflexivos que trouxessem à tona a atual conjuntura na qual vivemos, evidenciando as formas de violência, preconceito, segregação e extermínio de diversos grupos sociais e a impossibilidade da garantia de Direitos Humanos por parte do Estado brasileiro, que tem assumido uma postura mínima em relação às demandas sociais da população.

Portanto reconhecemos processos subjetivos e de sofrimento que perpassam violências estruturais expressas tanto na omissão/ação do Estado quanto no âmbito doméstico e interpessoal, vimos sujeitos e coletividades serem afetadas pelo racismo, cisheteropatriarcado, classicismo, capacitismo, etarismo, entre outras formas de exploração-opressão. 

Como CRP SP nos somamos aos movimentos sociais na luta por uma vida digna, não nos calando diante do trágico cenário social e orientando as/os psicólogas/os em relação à atuação com responsabilidade social, promovendo saúde e qualidade de vida das pessoas e das coletividades, contribuindo para a eliminação de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Vamos juntas/os afirmar uma Psicologia para todas as pessoas, uma Psicologia que se implica, que promove acolhimento e cuidado em saúde mental, sem conformismos, sem adaptações e silenciamentos diante da dor e do sofrimento psíquico promovidos pela violência estrutural. Nós, psicólogas/os, temos nosso fazer-saber amalgamado com a democracia e a defesa intransigente dos Direitos Humanos, que possamos ecoar nossas vozes junto aos coletivos e movimentos sociais, reafirmando as esperanças de uma sociedade mais justa e equitativa, que nenhuma pessoa fique para trás.

A Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos!

#PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card em tons de rosa e roxo. Na parte superior, uma ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo há a ilustração de rostos diversos e, sobrepondo, um filtro listrado nas cores amarelo, azul, rosa e laranja.