Notícias


Grande ABC recebe série de projeções em defesa da Luta Antimanicomial


Publicado em: 18 de fevereiro de 2022

A série de projeções da campanha “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial!” marcou presença em mais uma cidade do estado de São Paulo, na noite de ontem (17 de fevereiro). Desta vez, o município de Santo André recebeu frases projetadas na fachada do Teatro Municipal Maestro Flávio Florence, localizado na Praça IV Centenário, no centro da cidade. 

Quem passou pelo local conseguiu contemplar a instalação e visualizar frases como “Cuidado é direito, liberdade e respeito”, “Saúde Mental é amar”, que simbolizam o posicionamento do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo sobre a necessidade da valorização de equipamentos de saúde mental que possibilitem o cuidado em liberdade, em seus territórios e para toda a população. 

Grande ABC e a Luta Antimanicomial 

A subsede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) localizada na região do Grande ABC tem por finalidade atender as demandas de seus sete municípios, sendo eles Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, nas pautas que são sensíveis à Psicologia e aos Direitos Humanos para a categoria de profissionais da área, assim como para toda a sociedade.

Fundada na década de 1980, ainda como Delegacia de Psicologia, realizava os atendimentos às/aos psicólogas/os, discutindo questões importantes da Psicologia, além de representar o CRP em diversas instâncias e apoiar questões mais amplas abraçadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Tornou-se de fato uma subsede no início dos anos 1990. Atualmente, corresponde a um número total de 8.536 psicólogas/os no território. Conquistou sua sede própria em 2003, localizada na cidade de Santo André, estabelecendo-se um espaço importante de acolhimento e trocas com a categoria.

Naquela época, uma das principais atividades que a Subsede Grande ABC desempenhava era a defesa dos temas emergentes ligados à Psicologia Hospitalar, aos testes psicológicos e o apoio às causas da Luta Antimanicomial.

Vale ressaltar que o movimento da Luta Antimanicomial sempre foi um tema de interesse a subsede, apoiando o Fórum Popular de Saúde Mental da região ABCDMRR, firmando parcerias e abrindo espaços de diálogos para as diversas construções envolvendo a temática, uma vez que se entende a importância do cuidado com a saúde mental que não viole, não desumanize e não aniquile direitos.  

Segue-se, então, com o apoio e o desafio para a manutenção da Luta Antimanicomial, pelos métodos que reforcem a política de redução de danos e o cuidado em saúde mental em liberdade.

Série de projeções: Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial! 

A Luta Antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes. 

Com a evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela ciência, tem início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma política pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

Calendário das ações
24/02 São José do Rio Preto 
10/03 Suzano 
Demais regiões: Em breve!

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e marcar o @crp_sp em suas publicações! 

#PraTodosVerem: nesta publicação há dez fotos da projeção realizada no Teatro Municipal de Santo André, com as mensagens "Por um SUS Antimanicomial", "Saúde mental se faz com o povo. Por um SUS Antimanicomial", "Saúde mental é papo sério", "Cuidado é direito, liberdade e respeito", "Saúde mental é amar" e "Um dia eu simplesmente apareci". Em algumas das fotos também há pessoas reunidas em frente à projeção.