Notícias


CRP SP lança livro do II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais


Publicado em: 10 de março de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo tem orgulho em apresentar o livro do II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais! Clique aqui e acesse.

Neste livro, a Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do CRP SP, que representa a continuidade da atuação do conselheiro Jonathas José Salathiel da Silva (in memoriam), reúne e apresenta os trabalhos selecionados no prêmio, realizado em 2021.

Os objetivos do Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais são estimular a produção de artigos da área de Psicologia, assim como criações artísticas das mais diversas linguagens (fotografia, imagens, poesias, músicas, entre outras), a respeito da violência causada pelo racismo e dar visibilidade para a produção em saúde mental e relações raciais. 

O Prêmio foi construído em associação com a Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP) e o Sindicato das/os Psicólogas/os do Estado de São Paulo (SinPsi) e expressa, sobretudo, a gratidão da Psicologia no Estado de São Paulo ao trabalho incansável de Jonathas José Salathiel da Silva, grande colaborador, amigo e conselheiro, para a construção de uma profissão comprometida com a igualdade racial.

Em 2021, o prêmio recebeu 32 trabalhos que foram distribuídos em quatro categorias: psicóloga/o; estudante de Psicologia; relato de experiência e criações artísticas e formadoras/es.

Entre as dez iniciativas premiadas, estão trabalhos que abordam temáticas como afeto, memória, estudos de caso de atendimento psicológico on-line de crianças negras, sofrimentos psicológicos e ético-políticos, esquecimentos discursivos, branquitude ideológica e obras artísticas, a exemplo de poesias. 

Devido ao número de trabalhos concentrados nas categorias Psicólogas/os, Estudantes e Relato de Experiência e Criações Artísticas, foram premiados três trabalhos em cada uma, ao invés de dois. Por sua vez, a categoria formadoras/es contou com uma premiação. 

Os materiais submetidos ao prêmio demonstram dedicação, empenho e rigor das/os profissionais comprometidas/os com a luta antirracista e com a promoção da saúde mental da população negra, frequentemente negligenciada ou minorizada pelo âmbito científico na produção de conhecimentos ao longo da história.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo amarelo com pinceladas laranjas e roxas nas laterais. No centro, a capa do livro do segundo Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais.