Notícias


Pandemia não acaba por decreto! Use máscara e se proteja contra a covid-19!


Publicado em: 23 de março de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo recomenda fortemente que continuemos nos cuidando e cuidando de quem está à nossa volta com o uso da máscara que evita o contágio pelo coronavírus. Mesmo com os números de contaminação e óbito pela covid-19 estando em regressão, o vírus segue circulando. 

Vivemos um cenário de incertezas sobre o futuro da pandemia, com o potencial surgimento de novas variantes e falta de evidências conclusivas sobre os efeitos das sequelas da covid-19 na qualidade de vida das/os contaminadas/os. Atualmente, mesmo com a ampla, porém, tardia disponibilização da vacina, 25% da população brasileira ainda não completou o esquema vacinal (com as duas doses). É ainda mais preocupante o dado de que apenas 35% da população tomou a dose de reforço (extra), que pode aumentar expressivamente o nível de proteção contra o vírus.

Perante este cenário, o governo do estado de São Paulo flexibilizou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados por meio dos decretos estaduais n.º 66.554 de 09 de março de 2022 e n.º 66.575 de 17 de março de 2022. Esse segundo decreto, efetuado apenas oito dias após o primeiro, desobriga do uso de máscaras em todos os ambientes fechados, exceto em locais de prestação de serviços de saúde, em transporte público e seus locais de acesso.

Enquanto entidade que regulamenta uma profissão pautada nos preceitos científicos e éticos, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reforça que as tomadas de decisões que impactam as vidas de milhões de pessoas devem ter embasamento científico e que os interesses envolvidos sejam o bem-estar da população e a prevenção de seu adoecimento.

Ainda sofremos pelos efeitos das mais de 650 mil vidas perdidas e por tantos outros impactos resultantes da pandemia e de sua gestão negacionista: Nas sequelas que ainda acometem parte das/os pessoas que foram e estão sendo infectadas/os pela covid-19; nas mais de 113 mil crianças e adolescentes brasileiras/os que perderam o pai, a mãe ou ambos para a covid-19, com este número saltando para 130 mil nos casos em que a/o principal cuidadora/cuidador eram as/os avós/avôs; no agravamento das desigualdades sociais, expresso no aumento da pobreza e da fome no Brasil; no aumento da disseminação de discursos negacionistas e antidemocráticos que tomaram conta do âmbito político; no endividamento da população, entre outros.

Recomendação às/aos psicólogas/os sobre o uso de máscaras no atendimento presencial!

Tendo em vista que o referido decreto mantém o uso de máscaras de proteção facial em locais destinados à prestação de serviços de saúde e que a Resolução n.º 218/97 do Conselho Nacional de Saúde reconhece as/os psicólogas/os como profissionais da saúde, recomendamos que a/o profissional dialogue com a/o usuário/o do serviço a fim de entrar em consenso sobre o uso de máscara durante o atendimento, inclusive em locais como clínicas e/ou consultórios particulares de Psicologia.

A Psicologia é para todo mundo e se faz com cuidado e proteção de todas/os.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo azul com ilustrações do coronavírus. Sobrepondo, no centro, a imagem de uma mulher usando máscara.