Notícias


07 de Abril – Dia Mundial da Saúde


Publicado em: 7 de abril de 2022

O Dia Mundial da Saúde, 07 de Abril, busca promover reflexões e ações, em nível internacional, de valorização da saúde e da qualidade de vida. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. 

Passamos, nos últimos dois anos, por um cenário avassalador em todo o planeta por conta da pandemia de covid-19. Já foram contabilizadas mais de 6 milhões de mortes e quase 500 milhões de infecções pelo coronavírus em todo o mundo.

O Brasil foi um dos países que mais sofreu com a pandemia, o terceiro com maior letalidade, hoje, ultrapassando 660 mil mortes e quase 30 milhões de casos de infecção.

Neste ano, o Dia Mundial da Saúde é marcado pelo tema "Nosso planeta, nossa saúde", que propõe discussões sobre a saúde do planeta Terra e a necessária atenção às questões ambientes e sociais que interferem diretamente na saúde de toda a população.

A temática nos provoca a pensarmos e lutarmos por diferentes formas de nos relacionarmos com o planeta e uns com os outros. Precisamos, urgentemente, compreender que saúde não pode ser dissociada das condições humanas, sociais e econômicas.

A pobreza e a fome, presentes no Brasil e no mundo, são fatores determinantes para a baixa na qualidade de vida e de saúde, física e mental, daquelas/es que as enfrentam e é nosso dever, enquanto sociedade e profissionais da Psicologia, combatê-las.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo azul e marrom. Dentro de um círculo, a ilustração do planeta Terra com rostos de pessoas diversas e de uma mão, com a textura de uma árvore.