Notícias


11º COREP SP aprecia e aprova 174 propostas para as próximas gestões do Sistema Conselhos


Publicado em: 11 de abril de 2022

O 11º Congresso Regional da Psicologia de São Paulo (COREP SP) ocorreu entre os dias 08 e 10 abril com delegadas/os participando no formato híbrido on-line e presencial. O evento contou com as participações de 89 psicólogas/os e nove estudantes de Psicologia de todo o estado, que analisaram um total de 234 propostas, aprovaram 144 de âmbito regional e 30 de âmbito nacional. Também foram apreciadas e aprovadas cinco moções, na íntegra. Por fim, foram eleitas 23 delegadas/os e dez suplentes para participação no 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que acontecerá em Brasília, DF, de 02 a 05 de junho deste ano. 

Confira o número de propostas aprovadas, por âmbito, em cada eixo:

Eixo 1 Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia: 46 propostas regionais e dez nacionais.

Eixo 2 Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas: 57 propostas regionais e dez nacionais.

Eixo 3 O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental: 41 propostas regionais e dez nacionais.

Confira a lista de delegadas/os eleitas/os e suplentes para o 11º CNP:

Autodeclaradas/os negras/os (votação eletrônica):

  1. Ivani Francisco de Oliveira; 
  2. Davi Ruivo Fernandes;
  3. Rodrigo Toledo;
  4. Cinthia Cristina da Rosa Villas Boas;
  5. Célia Zenaide da Silva.

Autodeclarada/os Pessoa com Deficiência (votação por aclamação):

  1. Jéssica dos Santos Moreira Pavanelli;
  2. Gabriela Roma Andrade dos Santos.

Ampla concorrência:

  1. Bruno Correia da Mota;
  2. Eduardo de Menezes Pedroso;
  3. Fernanda Lou Sans Magano;
  4. Ione Aparecida Xavier;
  5. Juliana Cristina Bessa;
  6. Lilian Suzuki;
  7. Luciane de Almeida Jabur;
  8. Marcelo Ferreira Schiavo;
  9. Maria da Penha Tamburu Ivanchuk Lopes;
  10. Marília Alves dos Santos;
  11. Mônica Marques dos Santos;
  12. Regiane Aparecida Piva;
  13. Rogério Giannini;
  14. Sandra Elena Sposito;
  15. Tatiane Rosa da Silva;
  16. Wilson Flávio Lourenço Nogueira.

Suplência: 

  1. Daniel Amancio de Oliveira;
  2. Luiz Henrique Lourenço Santos das Dores;
  3. Talita Fabiano de Carvalho;
  4. Leonardo Maggi Gambatto;
  5. Gabriela Alvim de Oliveira Freitas;
  6. Ana Carolina Ferreira Barbosa;
  7. Rafael Campos de Oliveira Dutra;
  8. Tayná Alencar Berti de Souza;
  9. Flávia Roberta Eugênio;
  10. Valéria Cristina Lopes Princz.

Confira as/os estudantes que farão parte da delegação do 11º CNP (art. 52, § 2º do Regulamento): 

  1. Josivaldo Romão Ferraz, de Mogi das Cruzes;
  2. Marina Marcelino Santos, de Taubaté.

Os suplentes serão

  1. Adriano Gabriel de Sá, de Campinas
  2. Renan Spinelli, de Birigui.

Saiba como foi cada dia do 11º COREP

Sexta-feira, 08 de abril

O evento começou na sexta-feira, 08 de abril, à noite, com mesa de abertura composta pelos representantes da Comissão Organizadora do COREP, o psicólogo (CRP 06/90143) e conselheiro Rodrigo Toledo e o psicólogo (CRP 153187) Bruno Balbi Aguiar; pela psicóloga (CRP 06/121139) e presidenta do CRP SP Ivani Francisco de Oliveira e pela psicóloga (CRP 66384) Magna Barboza Damasceno, que fez a fala disparadora do congresso.

Os membros da Comissão Organizadora enfatizaram o caráter democrático do COREP e de suas etapas anteriores. Antecedendo ao COREP, foram realizados 58 eventos preparatórios e 13 pré-congressos (pré-COREPs) em todo o estado de São Paulo, ocasiões nas quais foram elaboradas, discutidas e encaminhadas propostas para as priorizações e diretrizes do Sistema Conselhos. A delegação de psicólogas/os e estudantes presente no COREP foi definida por meio de votação durante os pré-congressos.

A presidenta do CRP SP, Ivani Francisco de Oliveira, em seguida, trouxe um compilado das ações e entregas realizadas pela gestão em associação aos eixos estratégicos com os quais o CRP SP se comprometeu no 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado em 2019. Na sequência, a psicóloga Magna Barboza Damasceno contextualizou a Psicologia no tempo presente, considerando os impactos sofridos como efeitos da pandemia e dos retrocessos da atualidade.

Posteriormente, houve a votação do Regimento Interno do congresso. A eleição da Mesa Diretora ocorreu em seguida, com a psicóloga (CRP 06/ 66501) e conselheira do CRP SP Luciane de Almeida Jabur como presidenta da mesa, Ivani Francisco de Oliveira como vice-presidenta da mesa e a psicóloga  Maria da Penha Tamburu Ivanchuk Lopes (CRP 06/46649) e o psicólogo (CRP 06/118838) Davi Ruivo Fernandes, ambos membros da Subsede Grande ABC, como secretários. 

Por fim, a Comissão Eleitoral passou os informes sobre o processo eleitoral e a inscrição das chapas concorrentes às eleições do CRP SP. A Comissão Eleitoral é composta pelas membras titulares Roselaine Castanheira (CRP 06/41446) (presidenta); Luiza Linardi Mollo (CRP 06/132018) e Lilian Piro de Oliveira (CRP 06/165572) e pelas membras/os suplentes Maria Emília Ferreira (CRP 06/41386), Tiago Vinicius Carneiro Marques (CRP 06/138705) e Toni Michel Guimarães (CRP 06/108633).

Sábado, 09 de abril

No sábado, 09 de abril, o 11º COREP SP trouxe as discussões das 233 propostas nos grupos de trabalho organizados nos três eixos temáticos do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). São eles: Eixo 1 Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia, Eixo 2 Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas e Eixo 3 O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental. 

Após as discussões em grupo, teve início a votação para escolha das/os delegadas/os para o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Ao todo, serão 16 delegadas/os representando o estado de São Paulo, contando com dez suplentes. Neste ano, o congresso reservou 20% das vagas para psicólogas/os autodeclaradas/os negras/os e 10% das vagas para psicólogas/os indígenas, travestis, transexuais, de povos tradicionais e pessoas com deficiência. 

Em paralelo, a delegação de estudantes de Psicologia do COREP deliberou sobre sua participação no CNP. O evento seguiu com a plenária, que submeteu e debateu as propostas de âmbito regional dos três eixos e as propostas de âmbito nacional do Eixo 1. 

Domingo, 10 de abril

O último dia do 11º COREP SP, 10 de abril, domingo, começou cedo, com a plenária de discussão e votação das propostas dos Eixos 2 e 3. Em seguida, as/os delegadas/os apreciaram as moções recebidas.

Por fim, a Comissão Regional Eleitoral anunciou a chapa concorrente à nova gestão do CRP SP. As eleições acontecerão entre os dias 23 e 27 de agosto deste ano, por voto on-line e nos pontos de votação que serão disponibilizados nos territórios. Mais informações, pelo site www.crpsp.org.br/eleicoes2022

#PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card de fundo preto e vermelho. No lado esquerdo, o logo do 11º Congresso Regional da Psicologia, trata-se da ilustração do número 11 formado por triângulos com imagens representando as diversas pautas sociais que envolvem a Psicologia.


Termos relevantes
crpsp psicologia Atual Gestão cnp corep