Notícias


CRP SP realiza reunião na Câmara Municipal de São Paulo para organizar comemoração dos 60 anos da Psicologia no Brasil


Publicado em: 2 de maio de 2022

Na última quinta-feira, 28 de abril, o conselheiro psicólogo (CRP 06/90143) e coordenador da Comissão de História e Memória do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Rodrigo Toledo, e a coordenadora técnico-política do CRP SP, Rute Alonso, se reuniram na Câmara Municipal de São Paulo com a psicóloga (CRP 06/141243) e vereadora Luana Alves (PSol) e o chefe do gabinete do vereador Eliseu Gabriel (PSB), Hélvio Moisés, para debaterem sobre a realização de uma solenidade em comemoração dos 60 anos da Psicologia no Brasil como ciência e profissão. 

Toledo explicou a necessidade de buscar possibilidades para ampliar-se o debate sobre a Psicologia e seu papel nos últimos 60 anos e nos próximos que estão por vir, principalmente neste momento em que vivemos grandes retrocessos e desmontes das Políticas Públicas de cuidado e saúde mental. Na pauta também se falou sobre o movimento do Conselho Federal de Psicologia que articulou com a Câmara dos Deputados uma reunião solene em comemoração da data, como indicativo de possibilidades para a ocupação de espaços como a Câmara com o objetivo de ampliar-se o debate para toda a sociedade. 

A vereadora Alves pontuou também a importância de encarar este momento como um espaço para se falar nos desafios: “Estou muito contente com este encontro. Promover uma sessão solene para falar dos 60 anos da Psicologia, não só louvando o que foi esta trajetória, mas também entendendo os desafios que tem. Os desafios em termos de violação dos Direitos Humanos e o que a Psicologia tem a ver com isto, desigualdade social, pobreza, racismo, todos os determinantes da vida. A Câmara Municipal é um espaço em que se tem reverberado essa luta e acho que vamos conseguir fazer um evento muito bonito, muito forte e que deve se desdobrar em cada vez mais escutas”, comentou Luana Alves. 

A solenidade deve contar com as presenças de importantes entidades ligadas à Psicologia brasileira, como a organização de base estadual que representa os interesses trabalhistas da categoria, o SinPsi (Sindicato dos Psicólogos de São Paulo). Será um marcador do retorno presencial das atividades do CRP SP. Para Rodrigo Toledo, a realização da reunião indica não só a importância de se celebrarem os avanços e amadurecimentos da Psicologia como ciência e profissão, como também indica a garantia da evolução nos próximos anos: “Fazer esta reunião, hoje, garante que a Psicologia ocupe cada vez mais seu lugar de importância junto à sociedade, junto aos poderes legislativos, junto à toda a categoria para que a gente reforce a valorização da nossa profissão, garantindo a comemoração dos nossos 60 anos na defesa dos Direitos Humanos”, explica o conselheiro.

#PraTodosVerem: nesta publicação, há um card de fundo branco e moldura nas cores azul e amarela. No centro, está o logo da editoria CRP SP Articula, com a ilustração de três pontos conectados, e uma foto com as participantes da reunião.


Termos relevantes
direitos humanos