Notícias


Está no ar “Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”, nova série de podcast do CRP SP


Publicado em: 24 de maio de 2022

O podcast do CRP SP, Estação Psicologia, está de volta! Desta vez, com a série “Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”, serão seis episódios que irão abordar os processos, marcos e momentos fundamentais que compõem a história da Psicologia no país, desde a regulamentação até os dias de hoje.

O episódio de estreia “Regulamentação da Psicologia: percursos e desafios” já está disponível e volta-se à regulamentação da profissão no país, ao contexto em que surge, suas contradições e antecedentes da prática da Psicologia. Clique aqui e confira.

“Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”

Em 27 de agosto de 1962, a Lei n.º 4.119/62 regulamenta a Psicologia como profissão no Brasil. De lá para cá, sua trajetória confunde-se com a história do país, de seu contexto sociopolítico e dos movimentos e anseios de sua população. 

Hoje somos cerca de 400 mil psicólogas e psicólogos em todo o Brasil, plurais em nossas atuações. Estamos nos serviços de saúde, de educação, de assistência, nos consultórios, nas clínicas, na Rede de Atenção Psicossocial, estamos nos CAPs, no SUS, no SUAS, nas universidades, nos hospitais, nas penitenciárias, nos órgãos de poder, atuando com populações diversas. No estado de São Paulo, somos 120 mil profissionais, com uma maioria de 105 mil mulheres

Ao longo destas seis décadas, nos mobilizamos em diferentes espaços e nos articulamos como categoria e sujeitos críticos. Com a pandemia da covid-19, fomos convocadas/os a atuar incessantemente neste momento de calamidade coletiva, em meio a desmontes da saúde pública e negacionismo científico.

Como meio de pensarmos a Psicologia enquanto ciência e profissão, de retomarmos seus percursos e trazermos subsídios para refletirmos sobre o lugar que ocupamos e para onde podemos seguir, a Comissão de História e Memória (CHM) e a Comissão de Comunicação (ComCom) do CRP SP, somadas à equipe técnica, realizaram a escuta de 30 fontes da Psicologia, dos movimentos sociais e de outras instâncias constitutivas da profissão. Foram cerca de 20 horas de gravação de depoimentos e muitos documentos consultados para coletarmos memórias, saberes e experiências.

O resultado está nos seis episódios da série “Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”, que serão publicados quinzenalmente, sempre às terças-feiras de manhã, nas plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music, Google Podcasts e Anchor) e no canal no YouTube do CRP SP, com recurso de LIBRAS e legendas, para acessibilidade do conteúdo. 

Confira os capítulos desta história!

Episódio 01 – Regulamentação da Psicologia: percursos e desafios.
Episódio 02 – Psicologia e processo de democratização: a defesa da construção e a participação nas políticas públicas.
Episódio 03 – Psicologia, movimentos sociais e a luta por direitos.
Episódio 04 – Psicologia e o compromisso com a realidade: construções éticas, políticas e sociais.
Episódio 05 – Psicologia, Transversalidade e Coletividades.
Episódio 06 – O que esperar para os próximos 60 anos?

#PraTodosVerem: Card retangular horizontal. Fundo na cor parda. Nas bordas horizontais, há imagens de cartazes, fotografias e reproduções de jornais relativas a todo o período histórico desde a regulamentação da profissão de psicóloga/o no Brasil até o momento atual. No centro do card, o fundo pardo é um recorte com o símbolo do podcast Estação Psicologia.