Notícias


CRP SP participa da etapa Sudeste da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS


Publicado em: 25 de maio de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo esteve presente, na primeira quinzena de maio, na etapa Sudeste da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS, em Belo Horizonte, MG. O encontro reuniu profissionais de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e promoveu importantes reflexões sobre a prática da Psicologia na Política de Assistência Social, trazendo para debate os desafios no contexto da pandemia da covid-19. 

Organizada pelo Conselho Federal de Psicologia, a Mostra foi marcada por reflexões sobre o fazer da Psicologia inserida nas Políticas Públicas, considerando o atual cenário de desmontes e precarizações dos serviços públicos, de agravamento nas condições sociais – já severamente afetadas pelo isolamento social – e nas condições de trabalho e renda da população. Com significativa adesão presencial, o evento contou com as apresentações de 46 trabalhos que trouxeram práticas desenvolvidas por profissionais, durante a pandemia, nos diferentes espaços da Política de Assistência Social. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

A psicóloga (CRP 06/41621) e conselheira secretária do CRP SP Rita de Cássia Oliveira Assunção ressaltou, na mesa de abertura do evento, o processo de desmonte e sucateamento pelo qual a Política de Assistência Social vem passando nos últimos anos, também ressaltou a importância do evento para visibilizar a resistência e os enfrentamentos possíveis.

Já a psicóloga e conselheira do CRP SP Ivani Francisco de Oliveira (CRP 06/121139) mediou a mesa de encerramento com o tema “Vínculo, rede e afeto: avanços, desafios e construções da Psicologia no SUAS em tempos pandêmicos” e contou sua trajetória e construção de identidade enquanto trabalhadora no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ressaltando o afeto e a sua constituição enquanto psicóloga da Política de Assistência Social.

Também estiverem presentes, representando o CRP SP, as psicólogas Flávia Reis (CRP 06/112038) e Mayara Dantas da Silva (CRP 06/1392910).

“As muitas dificuldades experimentadas no cotidiano de trabalho se intensificaram na pandemia. A troca entre as/os participantes, proporcionada pela Mostra, foi importante para dar visibilidade a o que vem sendo realizado, com práticas que vêm rompendo os desafios e demonstrando a potência da Psicologia nas Políticas Públicas. Além de trazer o compromisso com a ética profissional e, sobretudo, a defesa dos Direitos Humanos, o envolvimento e a construção de alternativas para uma sociedade mais justa”, afirma Rita de Cássia sobre o evento. 

Acesse a transmissão no canal do CRP MG no YouTube:

Abertura e mesa temática (clique aqui).
Roda de conversa “SUAS e o movimento de trabalhadoras(es): diálogo com o FNTSUAS” (clique aqui).
Mesa temática “Vínculo, rede e afeto: avanços, desafios e construções da Psicologia no SUAS em tempos pandêmicos” (clique aqui).

#PraTodosVerem: Card quadrado, fundo branco, moldura azul e amarela. No centro, logo da editoria CRP SP Articula, cinco fotos da Mostra. (Fim da descrição).