Notícias


05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente


Publicado em: 5 de junho de 2022

O Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado, desde 1974, em 05 de junho, articulação idealizada por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Na data, são organizados eventos temáticos a nível mundial, chamando atenção para as graves questões ambientais vivenciadas na atualidade. 

Neste ano, ocorre sob a temática “Uma Só Terra”, focando na "vida sustentável em harmonia com a natureza". O evento integra a chamada Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, movimento global que busca “prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos”.

Ano a ano, temos vivenciado, no Brasil,  períodos de seca, enchentes, incêndios florestais, degradação de biomas e perda da biodiversidade, acompanhados da expansão descontrolada do garimpo e mineração ilegal, dos conflitos armados em terras de povos tradicionais, das ocupações de territórios de risco, entre muitas outras situações que geram prejuízos financeiros, materiais e sobretudo humanos. 

Assistimos à perda de vidas, ao agravamento das condições de saúde, moradia, trabalho, cultura e lazer, resultando em imensurável impacto psicológico. A Psicologia se faz presente não apenas em intervenções junto às pessoas afetadas e seus familiares, mas, também, na mobilização da comunidade e no fomento de estratégias de intervenção integral aliada aos Direitos Humanos, que defendem os cuidados com o ambiente para o viver sustentável em sociedade.  

Neste sentido, busca-se não só sensibilizar a sociedade, mas articular Políticas Públicas e órgãos nas três esferas de governo, a fim de minimizar os risco de desastres e priorizar a preservação de nossos recursos naturais por meio de medidas econômicas, estruturais, jurídicas, sociais, de saúde, culturais, educacionais, ambientais, tecnológicas, nas políticas institucionais integradas e inclusivas. 

De modo que previnam e reduzam a exposição a riscos e vulnerabilidades, aumentando nosso preparo para respostas e recuperação — promovendo, assim, a justiça ambiental para todos.

A Psicologia também se faz por meio da saúde do ambiente em que vivemos.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo amarelo-ouro e verde-escuro. Acima e à esquerda: 05 de junho. À direita, centralizada e grande, fotografia redonda de uma mulher e uma criança regando uma planta. A mulher é parda, tem os cabelos lisos e está sorrindo bastante, a menina é negra, tem os cabelos crespos e presta muita atenção ao gesto de aguar as plantas. À esquerda: Dia Mundial do Meio Ambiente. Próximo à margem horizontal inferior, um retângulo cor de terra, sobre ele, o logo da gestão do CRP SP, a #UseMáscara e o logo do CRP SP. (Fim da descrição).