Notícias


26 de junho – Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura


Publicado em: 26 de junho de 2022

Ao se posicionar pela defesa dos Direitos Humanos, o CRP SP reitera o compromisso com a resistência e a luta contra todas as formas de violência e tortura. Iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU, a data de 26 de junho tem como objetivo prestar apoio às vítimas das ações violentas utilizadas principalmente pelos agentes e órgãos repressivos do Estado.

No Brasil, a prática da tortura remonta ao período colonial, quando a população indígena foi subjugada e violentada física e culturalmente. Forjada como política de força e poder, a tortura também é utilizada como mecanismo de punição e controle principalmente sobre  os corpos de pessoas negras, pobres e periféricas. Atualmente, este crime contra a dignidade humana se tem traduzido em casos recentes, a exemplo de Genivaldo de Jesus Santos, cruelmente torturado e morto por asfixia em uma viatura transformada em câmara de gás, em Umbaúba (SE).

Nos espaços de privação de liberdade, a violência institucional exerce sua destrutividade com êxito. Causa danos, sofrimento físico e psíquico nas vítimas, repercutindo nas/os familiares e na sociedade. Nos casos atuais de assassinatos e mortes com desaparecimento dos corpos, a dor e o sofrimento são contínuos, agravam a situação de angústia da família a total falta de informação, a investigação precária, o arquivamento e a impunidade das/os agressoras/es na grande totalidade dos casos.

Diante do exposto, as/os psicólogas/os devem reconhecer, em sua prática, as fontes do sofrimento humano, os ecos e desdobramentos na subjetividade da/o afetada/o e das/os familiares, reduzindo, assim, a possibilidade de entendimento como um conflito individual e de natureza constitucional. É preciso levar em conta que o sofrimento ligado à tortura e aos assassinatos é singular, que foram ações produzidas e deliberadas para incidirem sobre a identidade da vítima, com sérias consequências no seu grupo de pertencimento.

Convidamos a categoria para refletir e agir contra a barbárie da tortura, por meio desta publicação, do debate do assunto em rodas de conversa e da denúncia sistemática de cada situação análoga à tortura.

#PraTodosVerem: Card quadrado em tons entre o marrom e o bege. Em segundo plano, entre o centro do card e sua margem direita, fotografia redonda da janela de uma cela através da qual se mostra o estreito pátio de uma prisão. Sobre uma faixa retangular, horizontal e na extensão do card, logo da gestão do CRP SP, #UseMáscara e logo do CRP SP. (Fim da descrição).