Notícias


Alerta para a categoria: Tentativa de golpe por telefone em nome do CRP SP


Publicado em: 2 de setembro de 2022

(atualizado em 05/10/2022)

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo alerta sobre tentativas de golpe, por telefone, cometidas contra psicólogas e psicólogos nas últimas semanas. O golpe consiste em uma cobrança indevida feita em nome de supostas funcionárias e funcionários do CRP SP e do 2º Cartório de Notas de São Paulo, com ameaça de suspensão do registro profissional. 

O CRP SP informa que NÃO REALIZA TELEFONEMAS PARA COBRANÇA DE ANUIDADE. Essa não é a forma de comunicação institucional com as psicólogas e os psicólogos. 

O procedimento de cobrança de anuidade é realizado conforme o que foi estabelecido pela Lei n.º 12.514/2011, cabendo às psicólogas e aos psicólogos registrados, assim como às pessoas jurídicas inscritas, a responsabilidade de pagarem a anuidade via emissão de boletos, no site do Conselho. Nos casos de boletos e dívidas referentes a anos anteriores, a profissional e o profissional receberão, em seus endereços cadastrados, o aviso de débito das anuidades pendentes. 

Diante da gravidade das tentativas de golpe, o CRP SP encaminhou boletim de ocorrência do caso.

Outro tipo de fraude tem sido denunciado pelo Conselho Federal de Psicologia: Pelo WhatsApp, golpistas acionam profissionais da Psicologia com a falsa promessa de empregos em instituições renomadas. Ao demonstrarem interesse nas vagas, as profissionais e os profissionais são informados de que estariam em situação irregular junto ao CFP, sendo induzidos ao pagamento de débitos que não existem a partir de imagens grosseiramente adulteradas do Cadastro Nacional de Psicólogas.

Informações sobre finanças de psicólogas e psicólogos não são públicas. Apenas seus respectivos Conselhos Regionais possuem acesso a esses dados. Desconfie de propostas fáceis.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o CRP SP por meio de nossos canais.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo vermelho. Em destaque, em branco: Balão de fala com ponto de exclamação. (Fim da descrição).