Notícias


Seminário marca os 60 anos da Psicologia e propõe reflexões sobre o compromisso social da profissão


Publicado em: 6 de setembro de 2022

“Qual a contribuição que a Psicologia pode dar para incidir no contexto de maneira que seja possível a produção de subjetividades?”, esta reflexão da psicóloga Adriana Eiko Matsumoto (CRP 06/66765) deu início ao Seminário Estadual 60 anos de Psicologia: Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos, realizado no sábado, 3 de setembro. O encontro buscou celebrar e refletir sobre a trajetória de lutas e conquistas da Psicologia como profissão e os desafios da luta pelos Direitos Humanos no âmbito dos 60 anos de regulamentação da profissão. O evento aconteceu no auditório da sede do CRP SP, sendo transmitido ao vivo pelos canais do Conselho.

Eiko, que é doutora em Psicologia Social e membra da diretoria da Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social), participou da mesa “Conjuntura dos últimos anos de Psicologia” junto com o psicólogo Hildeberto Vieira Martins (CRP 05/24193), doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), que falou sobre o compromisso da Psicologia em ser antirracista. Atrelar de forma mais explicita esta questão racial foi um ponto fundamental da fala de Hildeberto. O conselheiro do CRP SP coordenador da Comissão de História e Memória da Psicologia, Rodrigo Toledo (CRP 06/90143), mediou as discussões.

A segunda parte do seminário deu enfoque às lutas de Direitos Humanos trazendo representantes de movimentos sociais em diálogo com psicólogas/os que atuam nos territórios. A psicóloga Maria Angélica de Castro Comis (CRP 06/74876) que atua, desde 2004, com redução de danos e já assessorou a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo em relação a Políticas Públicas sobre álcool e outras drogas destacou, em sua fala, a predominância da violência institucional. Ela trouxe experiências de enfrentamento da violência policial em sua atuação. “O que acontece com a saúde mental das pessoas que não têm moradia?”, provocou Angélica, destacando programas de políticas de redução de danos que concedem moradia às pessoas. A ativista e coordenadora da Associação de amigos e familiares de presos/as (AMPARAR), Maria Railda Alves, apresentou sua longa trajetória de luta, vitórias, derrotas e acolhimentos no enfrentamento à precarização a qual as famílias de pessoas encarceradas estão expostas.Mestra e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e articuladora da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio, a psicóloga Marisa Feffermann (CRP 06/19839) foi enfática ao afirmar “nós, brancos, temos um papel determinante na luta antirracista”, pontuando a atuação da Rede. Raisa Guimarães, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, exemplificou a atuação histórica dentro dos 25 anos de luta do movimento social na busca por direitos. A mediação do segundo espaço ficou a cargo do coordenador da Comissão Gestora da Subsede Metropolitana do CRP SP, Luiz Fernando Rodrigues Novais, psicólogo (CRP 06/165953).

“Nas ações alusivas a esta data, como o Seminário, reconhecemos historicamente nosso papel, onde erramos, onde devemos avançar, e marcamos a  constante luta para que mais 60 anos possam ser construídos”, frisou a presidenta do CRP SP, a psicóloga Tatiane Rosa da Silva (CRP 06/122671).

O “Seminário Estadual 60 anos de Psicologia: Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos” foi realizado de maneira presencial, com transmissão nos canais do CRP SP e está disponível na íntegra em https://youtu.be/dDQTy2_XoeM

Comissão de Direitos Humanos realiza encontro presencial pela primeira vez

O sábado também foi marcado pelo encontro da Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas (CDHPP) que, em virtude da pandemia, não vinha se reunindo presencialmente. O grupo (no qual algumas/alguns membras/os ainda não se conheciam pessoalmente) celebrou os projetos realizados ao longo da atual gestão e pincelou como pretende atuar nos próximos três anos.

Cinco eixos transversais organizam a Comissão: Violência estrutural; cuidado em liberdade; rede de proteção; saúde e compromisso social da Psicologia. Inúmeros projetos e mobilizações pela defesa e fomento dos Direitos Humanos foram realizados pela Comissão, entre eles, as articulações, em todo o estado de São Paulo, das projeções #PorUmSUSAntimanicomial e da série de podcast em defesa do Cuidado em Liberdade; as realizações do II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais e do seminário “Segurança Pública e Violência Policial: Quais Corpos São Alvos?”; a implementação da Lei n.º 13.935, que assegura profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas escolas; a campanha de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres, entre inúmeras outras ações, como os lançamentos de mais de 144 artigos nas datas importantes do Calendário de Direitos Humanos e do Manual da Psicologia e Direitos Humanos, espécie de guia que convida a reflexões sobre a temática e sistematiza referências e materiais para estudo. A CDHPP também tem sido a responsável por gerir as muitas representações do CRP SP em outras instituições e órgãos de controle.

“O encontro foi importante para estreitar os vínculos, compartilhar as ações realizadas no decorrer da gestão do XVI Plenário, bem como levantar recomendações das atividades da Comissão de Direitos Humanos para o XVII” destacou a coordenadora da Comissão, Maria da Glória Calado (CRP 04/33194).

Assista a gravação do seminário aqui https://youtu.be/dDQTy2_XoeM

Vídeo-manifesto - Projeto Sobreviventes do Centro de Convivência É de Lei https://youtu.be/biTZnLXzz5Y   (citado por Maria Angelica no Seminário)

AMPARAR Presas por um fio https://youtu.be/zPVT5lv8H7w  (citado por Railda no Seminário)

#ParatodosVerem: Foto 01 - Fotografia retangular e horizontal. No palco do auditório do CRP SP, conselheiras/os, convidadas/os, artistas e outras/os participantes posam sorridentes. Ao fundo, projeção “Seminário Estadual 60 anos de Psicologia: Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos”. (Fim da descrição).

#ParatodosVerem: Foto 02 - Fotografia retangular e horizontal. À mesa, Hildeberto Vieira Martins, homem preto de cabelos crespos e grisalhos; Rodrigo Toledo, homem pardo, cabelos curtos e pretos, usando óculos de armação vermelha; e Adriana Eiko Matsumoto, mulher amarela de cabelos pretos e curtos. (Fim da descrição).

#ParatodosVerem: Foto 3 - Fotografia retangular e horizontal. Em primeiro plano e à direita, a MC Hadiya Mwangaza, jovem preta, cabelos crespos e longos, vestindo um casaco de pele sintética de padrão de zebra. (Fim da descrição). 

#ParatodosVerem: Foto 04 - Fotografia retangular e horizontal. Em primeiro plano, no centro, a artista afrofuturista Mana Black, jovem preta, cabelos crespos presos em space buns e vestindo um casaco corta-vento cinza. (Fim da descrição).

#ParatodosVerem: Foto 05 - Fotografia retangular e horizontal. Em primeiro plano, à esquerda, o rapper Edson Luiz, jovem preto, cabelos crespos e curtos, vestindo uma camiseta ampla e vermelha. (Fim da descrição). 

#ParatodosVerem: Foto 06 - Fotografia retangular e horizontal. À mesa, no palco do auditório do CRP SP, a presidenta Tatiane Rosa da Silva e a conselheira Ivani Francisco de Oliveira. Ao fundo, projeção “Seminário Estadual 60 anos de Psicologia: Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos”. (Fim da descrição).

 #ParatodosVerem: Foto 07 - Fotografia retangular e horizontal. À mesa, Maria Railda Alves, Maria Angélica de Castro Comis, Luiz Fernando Rodrigues Novais, Marisa Feffermann e Raisa Maria Cunha Guimarães. (Fim da descrição). 

#ParatodosVerem: Foto 08 - Fotografia retangular e horizontal. No auditório do CRP SP, participantes conversam em círculo, estão todas/os atentas/os àquela que fala, posicionada à esquerda, acomodadas/os em poltronas acolchoadas e azuis. (Fim da descrição). 


Termos relevantes
direitos humanos