Notícias


CFP lança o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito


Publicado em: 8 de setembro de 2022

O Conselho Federal de Psicologia publica a Resolução n.º 18 de 11 de agosto de 2022 estabelecendo a criação do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito. Sua finalidade é analisar as práticas psicológicas no contexto do exercício profissional, verificando se elas têm relação com a ciência e ética psicológicas. 

Entre as diretrizes para o funcionamento do sistema, constam atender ao Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o; apresentar fundamentação epistemológica envolvida no uso da prática psicológica; fundamentar, com evidências científicas, a associação entre a prática e os resultados por ela gerados; atender aos requisitos de ação profissional pautada nos valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos; entre outras.

A denominação do sistema é uma celebração ao seu idealizador, o psicólogo Aluízio Lopes de Brito, falecido em 2020, vítima de covid. Ele foi presidente do CRP-13 na gestão de 20012004 e conselheiro do CFP por três gestões, contribuindo para a atualização do Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo: Círculo branco contornado pela cor azul. No centro, logo do sistema de avaliação, com formas circulares e as fontes em azul e uma caixa de texto amarela. (Fim da descrição).

Leia a Resolução n.º 18, na íntegra, aqui.