Notícias


O CRP SP lamenta o falecimento da psicóloga e Prof.ª Dr.ª Maria Izabel Calil Stamato


Publicado em: 10 de novembro de 2022

É com grande pesar que informamos o falecimento da psicóloga e Prof.ª Dr.ª Maria Izabel Calil Stamato, ocorrido na madrugada de 10 de novembro de 2022.

Presença marcante nas gestões deste Conselho desde a década de 1990, Bel, como era conhecida, foi precursora no debate e na elaboração das teses sobre protagonismo infantojuvenil com obras publicadas sobre o tema, chamando atenção para as condições degradantes às quais crianças e adolescentes são submetidos. Atuou como coordenadora da Associação Libertária da Infância e Adolescência, participando do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente da Baixada Santista e do Movimento Nacional de Meninas e Meninos de Rua.

Educadora, contribuiu para a formação de gerações de psicólogas e psicólogos como docente e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Também esteve presente na formação do núcleo da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) na Baixada Santista e em atividades promovidas pela representação paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

Incansável, Bel trabalhou também como assessora e supervisora de prefeituras da Baixada Santista na implantação do SUAS. Articulou-se com os movimentos da Luta Antimanicomial, os debates sobre Políticas Públicas e, principalmente, com a construção de uma Psicologia implicada em seu compromisso ético e social, voltada à defesa da saúde mental para todas as pessoas. 

O conhecimento que compartilhou com alunas e alunos, colegas de profissão e de militância é a herança mais rica que nos deixa. Neste dia triste de sua partida, nos conforta sabermos que suas conquistas, visando a melhorar a vida das pessoas por meio da Psicologia, nos ajudam a seguirmos em frente.

Nossos sentimentos às e aos familiares, amigas e amigos e colegas.

Maria Izabel Calil Stamato, presente!

 

#PraTodosVerem: Retrato preto e branco de Maria Izabel, mulher branca, cabelos na altura dos ombros, usa óculos, colar e camiseta. (Fim da descrição).