Notícias


Psicologia quando e pra quem?


Publicado em: 9 de dezembro de 2022

10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos!

Eis que somos uma profissão nova e que já enfrenta grandes desafios ao longo de seus 60 anos de regulamentação, celebrados em 27 de agosto de 2022. 

A construção da Psicologia, na garantia dos Direitos Humanos no Brasil, leva-nos a refletir sobre como somos atravessadas e atravessados sistematicamente por tantas questões, nas quais muitas vezes estamos implicadas, sendo também parte da sociedade a qual nos propomos escutar. 

A Psicologia implica-se, no compromisso cotidiano, mesmo que não se perceba no senso comum, a eliminar marginalizações e opressões, legitimando o respeito às subjetividades e à coletividade.  

Promover saúde mental e bem-estar nas mais diversas áreas e abordagens, assim como respeitar a dignidade em suas pluralidades é um desafio ao pensar que, neste ano, chegamos a 8 bilhões de pessoas no mundo e 213 milhões no Brasil. 

A Psicologia deve ser feita para todo mundo e com Direitos Humanos, sobretudo, se pensamos nas milhares de pessoas que são obrigadas a fugirem de seus países ou de suas terras em busca de direitos básicos que garantam o mínimo para uma vida digna ou quando nos voltamos a questões políticas adoecedoras, como a injustiça social, que afetam toda uma nação. Ou, ainda, quando pensamos na vulnerabilidade alimentar, que leva um terço do país à fome, ao mesmo tempo em que somos um dos maiores exportadores de comida. Como isso afeta a saúde mental?

“Psicologia quando e para quem?” é o tema do CRP SP Debate (live) que  acontecerá em 19 de dezembro, das 17h às 18h30, sendo transmitido pelos canais do CRP SP no YouTube e Facebook. Convidamos você para este encontro e releitura de uma Psicologia que escuta, constrói e trabalha, diariamente, com ferramentas para a redução de conflitos, sofrimentos, danos, violências e injustiças. 

Com consciência e ação, podemos, coletivamente,  sermos mais fortes, reconhecidas e reconhecidos,  efetivas e efetivos, ampliando entendimentos sobre direitos, habilidades e emoções, em prol de uma sociedade justa, com equidade e saúde mental para todas as pessoas.

 

#ParaTodosVerem: Card quadrado. Fundo cinza e lilás. Centralizado, há uma representação esférica da Terra. A esfera está toda preenchida por silhuetas coloridas de pessoas. As cores formam os continentes. (fim da descrição).