Notícias


CRP SP Na Mídia. Janeiro Branco busca chamar a atenção sobre a importância da saúde mental


Publicado em: 16 de janeiro de 2023
Fonte: RDTV
Créditos: RDTV

Organizações e entidades de classe ligadas à área da saúde têm promovido, neste mês, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental. O mês de janeiro é o escolhido por ser aquele momento em que os problemas emergem, depois de terem ficado em suspenso no período de festas e recesso de final de ano.

Para Davi Rodriguez Ruivo Fernandes, esta é uma “campanha para dar ênfase e chamar a atenção das pessoas, mas o cuidado com a saúde mental deve ser o ano todo”. Ele explica que saúde mental e física não se separam. Mas que no Brasil, por uma questão cultural, ainda há muito preconceito quanto ao adoecimento mental.

No mundo do trabalho, especialmente em ambientes corporativos, a saúde mental ainda precisa de maior compreensão. Vide o aumento de casos de Síndrome de Burnout, por exemplo. Porém, mais importante do que classificar o problema, é pensar soluções de médio e longo prazo, que atuem nas causas do adoecimento. “No caso do ambiente de trabalho, é preciso repensar as relações, a salubridade do ambiente, a produtividade, o salário”, conta. “Pensar que existem soluções milagrosas para problemas complexos não é uma boa saída”, destaca.

Ansiedade, depressão e ideação contra a vida também têm sido amplamente relatadas em consultórios e clínicas nesta última década, e acometem desde crianças e adolescentes até pessoas adultas em idade produtiva.

Por isso, inclusive, Davi defende que é preciso apostar no cuidado com a saúde mental desde cedo, no ambiente escolar. Para isso, alerta para a importância da aplicação do PL nº 13.935, que propõe uma atuação da saúde mental nas escolas a ser realizada em conjunto por Psicologia e Serviço Social.