Notícias


Fórum de Conselhos realiza, em São Paulo, a 1º Conferência Livre de Saúde


Publicado em: 10 de fevereiro de 2023

Organizada pelo Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo, aconteceu no dia 31 de janeiro último, a 1ª Conferência Livre de Saúde (1ªCLFCAFS/SP). O evento teve por objetivo reunir representantes dos conselhos ligados às atividades fim da saúde para pensar propostas para 17ª Conferência Nacional de Saúde.  

Com o tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, a Conferência Livre contou com a participação ativa de representantes do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), entre elas/os, a presidenta do 17º Plenário do CRP SP, a conselheira Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781).

Segundo Talita, este é um momento para garantir e também recuperar direitos. E a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) é tarefa essencial. “O SUS que queremos é aquele que garante mais que saúde! Que dá dignidade! Que diminui desigualdades! Que enfrenta e combate as violências e os preconceitos”, afirmou, durante sua fala. “O SUS que precisamos tem que ser antirracista, antimanicomial, antimedicalizante e antipatologizante”, completou. Talita também destacou o compromisso social da Psicologia com a promoção das Políticas Públicas de saúde e o enfrentamento de qualquer forma de produção de sofrimento.

Ao longo do dia, foram debatidos temas em quatro eixos, considerados fundamentais para se pensar a saúde no Brasil. Dentre os temas estavam a estruturação de Políticas Públicas de saúde para redução das desigualdades e iniquidades; a ampliação e efetivação da participação e controle social; reestruturação do SUS, com a redução de déficits orçamentários e aumento do acesso à informação e, por fim, garantia do pleno desenvolvimento científico e tecnológico e formação e qualificação das/os profissionais da saúde.

A conselheira Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032) chamou a atenção para que os conselhos profissionais criem ações afirmativas para superação de obstáculos à efetivação das políticas. “As Políticas Públicas ‘sozinhas’ não funcionam. Isso porque é a nossa atitude que influencia a nossa disposição para cumprirmos as políticas”, disse. “Na pauta PcD, por exemplo, é preciso colocar profissionais com deficiência como protagonistas na construção de ações afirmativas, para então, estarmos realmente preparados para receber os pacientes PcDs”, concluiu.

Além delas, estiveram presentes, representando o CRP SP, as conselheiras Luciane de Almeida Jabur (CRP 06/66501) e Marta Eliane de Lima (CRP 06/94890), que também fizeram contribuições importantes.

A 1ª Conferência Livre Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo (1ªCLFCAFS/SP) resultou em quatro propostas que serão encaminhadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Ministério da Saúde.

O Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo é composto por 15 profissões da área da saúde e 14 Conselhos Profissionais, entre eles o CRP SP. O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF-4).

 #ParaTodosVerem. Imagem com a presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho, falando ao microfone em um púlpito. Atrás dela existem três bandeiras, sendo ao centro a do Brasil, à direita a do Estado de São Paulo e à esquerda a da entidade que recebeu o evento (CREF-4 SP).