Notícias


Processo de planejamento estratégico define e alinha ações do CRP SP para 2023


Publicado em: 2 de março de 2023

O CRP SP tem realizado ao longo dos últimos meses, um processo de planejamento estratégico para alinhar os resultados que são esperados pela gestão do XVII Plenário. O planejamento tem sido realizado em etapas, contando com conversas entre diretoria e as consultoras de planejamento, escuta qualificada das/os trabalhadoras/os e encontros presenciais.

Para Luciana Martinelli, consultora de desenvolvimento organizacional e humano da Flacso, que tem feito o desenvolvimento e a facilitação deste processo junto ao CRP SP, “o planejamento é sempre um momento em que a instituição reflete sobre a sua própria prática. Além de declarar intensões de futuro, ela também se dispõe à possibilidade de aprender com o passado. É o momento em que as instituições se perguntam: a partir do que a gente já vivenciou em outras gestões e nessa gestão, que declarações e compromissos podemos firmar?”

Ao todo, esta etapa do planejamento construiu coletivamente 11 resultados esperados para o ano de 2023. Resultados que são fruto do esforço da atual gestão em garantir os compromissos firmados, conforme destacou a conselheira e presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781). “Nossos compromissos são com a garantia da diversidade e acessibilidade e com uma gestão democrática, e com um CRP SP que cumpra suas funções precípuas de orientar, fiscalizar e disciplinar a atuação profissional de psicólogas/os, ao mesmo tempo em que, se coloca como instituição de referência na luta contra violências estruturais, pela garantia dos direitos humanos e a defesa do Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Além de planejar os resultados esperados para o ano, este momento tem sido fundamental para o alinhamento estratégico. Para a conselheira Janaina Darli Duarte Simão (CRP 06/47523), que atua na subsede de São José do Rio Preto, a troca é muito enriquecedora, “porque permite que a gente retorne às nossas subsedes com novas ideias, novas experiências, e muito mais alinhados politicamente”. Perspectiva que é corroborada pela psicóloga Erika Hokama (CRP 06/95329), da Comissão Gestora da subsede de Bauru, para quem a “o processo de construção coletiva entre conselheiras/os, colaboradoras/os e trabalhadoras/os é essencial”.

As próximas etapas do planejamento estratégico contarão com a realização de 22 encontros online para a estruturação do plano de ação para 2023. Os encontros serão realizados a partir dos 11 resultados esperados para o ano e também pela construção de planos de ação pelas áreas internas e externas de atuação do CPP SP. Espera-se que com isso, seja construído um documento final que contemple resultados e ações concretas. “Mais do que só um texto no final, queremos que este documento se torne um instrumento de gestão e uma declaração de compromissos que esta gestão quer assumir”, conclui Luciana.

#ParaTodosVerem. Fotos com imagens de diferentes ângulos de com conselheiras/os, colaboradas/es e trabalhadoras/es do CRP SP reunidos por grupos em mesas redondas, durante o planejamento estratégico. Na parte inferior esquerda das imagens a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)