Notícias


CRP SP lança INFORME à categoria sobre emergências e desastres


Publicado em: 9 de março de 2023

Buscando compartilhar subsídios para a atuação de psicólogas/os em situações de riscos, emergências e desastres, o CRP SP lançou um informe à categoria. O texto possui reflexões sobre a tragédia ocorrida no Litoral Norte de São Paulo e apresenta um conjunto de referências técnicas para serem acessados por todas/os as/os profissionais da Psicologia.

Dentre as orientações está a informação de as/os psicólogas/os precisam observar as “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas/os na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres”, e a “Nota Técnica sobre Atuação da Psicologia na Gestão Integral de Riscos e de Desastres, Relacionadas com a Política de Proteção e Defesa Civil”. Outras normativas, protocolos e diretrizes estabelecidas no âmbito das políticas públicas e no âmbito internacional para Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias (SMAPS) também devem ser consideradas.

Para atuar de forma coordenada em relação ao ocorrido, o CRP SP montou um grupo de trabalho envolvendo psicólogas/os que atuam na região, membras/os das comissões internas e conselheiras/os. Também foi criado um novo canal de atendimento exclusivo para escuta e orientação referente as ações no Litoral Norte, que pode ser acessado por meio do e-mail [email protected].

 

#ParaTodosVerem. Card em tons de cinza e roxo, tendo a logomarca do CRP SP como marca d´agua. Na parte superior à direita um selo com o símbolo da Psicologia sobreposto por um aperto de mãos. Nele se lê “Atuação da Psicologia em Emergências e Desastres”. Letreiro: “Informe do CRP SP às/os psicólogas/os sobre atuação em Emergências e Desastres”. Na margem inferior, logomarca do CRP SP.