Notícias


Plenária Ordinária do CRP SP ratifica 1770 novos registros profissionais de psicólogas/os; planejamento para 2023 segue em curso


Publicado em: 24 de março de 2023

Reunidos na 2285ª Plenária Ordinária, que aconteceu no dia 12 de março último, conselheiras/os do CRP SP aprovaram número significativo de registros profissionais solicitados ao longo de fevereiro. Foram 1770 pedidos de novos registros ou de reativações de pessoas físicas e outros 102 de pessoas jurídicas. É mais que o dobro do registrado no mês de janeiro.

Segundo Juliana dos Anjos, coordenadora de Orientação e Fiscalização do CRP SP, mesmo com a conclusão dos cursos acontecendo no final do ano, na maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) a colação de grau acontece a partir da segunda quinzena de janeiro, quando as atividades das IES retornam, isso explicaria o crescimento do número de pedidos de registros em fevereiro em relação a janeiro. Ela explica que “o documento que confirma que a pessoa participou da colação de grau é obrigatório na submissão do pedido de inscrição no CRP SP”.

Em um total de 2212 processos analisados e deferidos. Além da reativação e dos novos registros, houve ainda 257 pedidos de cancelamento ou óbito, 82 de transferências e 1 para inscrição secundária. Também foram deferidos 63 registros de psicólogas/os especialistas.

Além da ratificação dos registros, as/os conselheiras/os debateram pautas importantes para o trabalho cotidiano de orientação de fiscalização exercido pelo Conselho, além de temas relativos ao planejamento estratégico do XVII Plenário. Um dos pontos debatidos foi a implementação, que vem ocorrendo desde janeiro, da plataforma BRC, que busca dinamizar o autoatendimento de psicólogas/os. Outro ponto foi a participação do CRP SP na Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), que acontecerá em maio, em Brasília.

Antes da Plenária Ordinária, que aconteceu em um domingo, o CRP SP cumpriu mais uma etapa do Planejamento Estratégico. Desta vez, conselheiras/os, colaboradoras/os e trabalhadoras/as dialogaram sobre a metodologia para realização das 22 reuniões finais para a construção do Plano de Ação para 2023. Destas reuniões, 11 serão dedicadas a traçar as ações referentes aos resultados esperados e outras 11 serão realizadas pelas subsedes do CRP SP nos territórios.

*****

#ParaTodosVerem. A foto mostra seis conselheiras/os sentados em linha durante realização da 2285ª Plenária Ordinária do CRP SP. Na lateral inferior direita da imagem, a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)

#ParaTodosVerem. A foto mostra as/os conselheiras/os do CRP SP reunidos em formato de semicírculo durante a realização da 2285ª Plenária Ordinária do CRP SP. No primeiro plano da foto está sentada a conselheira Fabiana, mulher negra, de tranças, com bermuda jeans e camiseta rosa. Ao fundo a imagem há um projetor mostrando a pauta da reunião. Na lateral inferior direita da imagem, a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)

#ParaTodosVerem. A imagem mostra oitos conselheiras/os do CRP SP sentado em volta de uma mesa redonda. Sobre a mesa existem muitos papeis. Uma das conselheiras, de pé, parece explicar algo sobre o que está sendo discutido pelo grupo.  Na lateral inferior direita da imagem, a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)

#ParaTodosVerem. A foto mostra as/os conselheiras/os reunidas/os em torno de duas mesas redondas, onde discutem questões relacionadas ao planejamento estratégico. Na lateral inferior direita da imagem, a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)

#ParaTodosVerem. A foto mostra 11 conselheiras abraçadas de pé posando para foto. Na frente delas uma mesa com exposição de documentos e fotos da história do CRP SP e livros e esculturas de temática africana e afro-brasileira. Na parede atrás, cartazes onde se lê “Cantinho da Memória”. Na lateral inferior direita da imagem, a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)