Notícias


Solidariedade a toda comunidade atingida na tragédia ocorrida na E. E. Thomázia Montoro em São Paulo


Publicado em: 29 de março de 2023

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) expressa consternação e solidariedade às pessoas e a toda a comunidade escolar afetada pelo trágico episódio ocorrido segunda-feira na Escola Estadual Thomázia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da cidade de São Paulo.

A violência crescente nas escolas é motivo de preocupação e este lamentável episódio traz à tona a fragilidade das escolas públicas e as problemáticas envolvidas em sua gestão pelo Estado, como a falta de investimentos, a defasagem das equipes, os contratos precários e a descontinuidade de programas e implementação de Políticas Públicas, agravados pela falta de diálogo com a comunidade escolar.

É tarefa dos governos municipal, estadual e federal tomarem medidas que garantam ações contínuas de conscientização, combate e prevenção das violências junto a toda comunidade escolar. Neste sentido, medidas ostensivas, como a presença da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM) nas escolas, são paliativas e ineficazes para lidar com a complexidade que envolve a questão das violências no ambiente educacional.

O combate ao racismo e os discursos de ódio no ambiente escolar é urgente e deve se dar por meio de um programa pedagógico antirracista e com respeito à diversidade. A solução não está no policiamento das escolas, mas sim em uma política de saúde mental no território articulada com a rede e na construção de estratégias pedagógicas e no investimento no sistema de ensino público.

O tema da violência nas escolas deve ser debatido nas casas legislativas, conferências educacionais e nos diversos espaços que tratam da educação, para que possamos construir soluções de fato e evitar a reincidência de casos como este. Também é da maior importância que a Lei 13.935/19, que assegura a participação de psicólogas/os educacionais e assistentes sociais na composição da equipe de cada escola, seja regulamentada em todos os municípios.

Como psicólogas/os é importante nos colocarmos, neste momento, lado a lado com todas as pessoas que estão em sofrimento e que foram brutalmente atingidas por esta tragédia no dia de ontem. Oportunamente, lembramos que é dever da/o profissional de Psicologia a prestação de serviços profissionais em situação de emergência.

Contudo, quaisquer ações de apoio e solidariedade devem ser implementadas de maneira integrada às Políticas Públicas e em consonância com o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Vale lembrar o caráter intersetorial da atenção às vítimas desta situação, articulando-se principalmente às políticas de Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e, neste caso, também à política de Educação.

O CRP SP está acompanhando de perto os desdobramentos da tragédia e se unirá às secretarias responsáveis pela intervenção na escola em questão, colaborando nas possíveis ações que envolvam nossa categoria.