Notícias


Fotógrafo usa redes sociais para compartilhar a dor do luto e viraliza


Publicado em: 5 de abril de 2023

#CRPSPNaMídia. Matéria do VivaBem UOL conta a história do fotógrafo, Bruno Mendes, de 36 anos, que viralizou nas redes sociais ao compartilhar o sentimento de luto pela perda da esposa, que aconteceu há quase dois meses. Com mais de 20 mil seguidoras/os, suas publicações em primeira pessoa e carregadas de sentimentos construíram uma rede de apoio de desconhecidas/os que diariamente consola o viúvo no Twitter e traz um alívio na saúde mental neste momento difícil.

A matéria conta com a participação das psicólogas e conselheiras Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) e Maria da Glória Calado (CRP 06/33194), respectivamente, presidenta e vice-presidenta do CRP SP.

A psicóloga Maria da Glória Calado apontou que o luto é uma reação psicológica à perda e pode fragilizar bastante a pessoa, mas que é importante ser vivenciada. “Algumas pessoas ficam bastante reclusas e não conseguem se expressar. Outras ficam muito tempo vivenciando a situação. Geralmente, os sentimentos de negação, isolamento, raiva, melancolia, culpa e depressão aparecem, até que se atinja o processo de aceitação e superação”.

Já a psicóloga clínica e da saúde, Talita Fabiano de Carvalho, destacou que espaços de compartilhamento de emoções, seja presencial ou virtual, com outras pessoas que já viveram perdas ou sofrimento intenso, pode ser benéfico, pois gera uma rede de apoio, de vínculo, de proteção e parceria para lidar com as situações. Contudo, é preciso tomar cuidado com o lado negativo das redes sociais. “Compartilhar em espaços de acesso a várias pessoas pode gerar ataques de quem que se sente protegido pelo anonimato e tende a ser mais preconceituoso, violento e menos sensível à dor expressada pelo outro”, destaca ela no texto da matéria.

Acesse aqui para ler a reportagem completa em colaboração para o VivaBem UOL.