Notícias


19 de abril - Dia Nacional dos Povos Indígenas


Publicado em: 19 de abril de 2023

Hoje é o Dia Nacional dos Povos Indígenas. Data para celebrarmos os povos e as culturas ancestrais que habitam este território muito antes do chamado “descobrimento”. É um dia também para cobrarmos dos poderes públicos as políticas estruturais de reparação histórica, como a demarcação de terras indígenas, e o acesso dos povos tradicionais às políticas sociais, de saúde e educação necessárias para a garantia do bem viver.

A luta é árdua e atravessa muitos séculos. Precisamos nos indignar com o genocídio dos Yanomami e demais povos indígenas presentes em praticamente todo território brasileiro. Para além da nossa indignação, é preciso continuar sempre na defesa intransigente dos Direitos Humanos, na defesa que todos os povos originários, que por direito são os donos genuínos dessa terra chamada Brasil. 

Nós psicólogas/os devemos olhar para esta data também como um momento de reflexão sobre nossas práticas cotidianas, seja na clínica ou em atuação em órgãos e equipamentos públicos. Para isso, temos resoluções e referências técnicas do Sistema Conselhos para serem consultadas e usadas na orientação da prática profissional da Psicologia, quando esta prática envolve povos indígenas, povos tradicionais e questões relativas à terra.

Psicologia se faz no dia a dia, ao lado ombro a ombro no enfrentamento das violências de Estado, que têm sido cada vez mais presentes nos territórios indígenas.  Seguimos juntas/os no compromisso com uma vida digna para todas as pessoas e hoje, em especial, da defesa da vida digna para os povos tradicionais indígenas.

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas junto aos Povos Indígenas

Caderno de Propostas do I Encontro Nacional Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) com Povos Tradicionais

Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) em questões relativas à terra

Livro “Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem viver”