Notícias


Participação do CRP SP na mídia aborda a importância de psicólogas e psicólogos atuarem nas escolas


Publicado em: 28 de abril de 2023

#CRPSPNaMídia O número crescente de ataques e expressões de violência nas escolas é uma realidade. Em paralelo, a Lei 13.935, que garante a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social para atuação em rede, na comunidade escolar, não tem sido devidamente implementada na maioria dos municípios e estados brasileiros.

A matéria do SBT News apurou este cenário explicitando o caso de São Paulo, em que o governo estadual apresentou pacote de medidas para segurança no ambiente escolar considerando a contratação de 550 psicólogas e psicólogos para dividirem-se entre 5.400 escolas, uma média de dez profissionais por instituição.

Para a psicóloga e conselheira do CRP SP, Valeria Campinas Braunstein (CRP 06/31093), essas profissionais e esses profissionais serão colocados em uma situação inviável. “Nunca, jamais, vão conseguir dar conta de fazer esse trabalho tendo sob sua responsabilidade dez escolas, porque a demanda é muito grande", contextualizou.
 
 Valéria, que conta com mais de 30 anos de experiência nas áreas clínica e escolar, atuante também como docente do Ensino Superior, explica que o trabalho da Psicologia Escolar vai além dos atendimentos às estudantes e aos estudantes. É necessário que as psicólogas e os psicólogos façam uma interlocução com a rede de instituições próximas, especialmente com os equipamentos públicos da Saúde, Assistência Social, Cultura, Crianças e Adolescentes, entre outros, envolvendo os entornos da comunidade escolar.

Leia da notícia: Pelo menos 5 estados não disponibilizam psicólogos nas escolas