Notícias


#ResumodaSemana: veja as principais atividade e articulações do CRP SP ao longo desta semana


Publicado em: 5 de maio de 2023

Ao longo da semana, as/os conselheiras/os do CRP SP participaram de atividades e articulações sobre variados temas. Confira neste #ResumodaSemana do #CRPSPAcontece

#ViolêncianasEscolas. As conselheiras do CRP SP participaram, no dia 2 de maio, de reunião com o secretário executivo Vinícius Mendonça Neiva, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, para discutir projeto que pretende contratar 550 psicólogas/os para atuarem nas escolas da rede. Participaram da conversa Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) e Maria da Glória Calado (CRP 06/33194) presidenta e vice-presidenta do CRP SP, respectivamente, o colaborador do CRP SP, Hélio Roberto Braunstein (CRP 06/32111), além de membras/os da equipe da SEDUC-SP. A partir da reunião, o CRP SP irá propor critérios para construção do projeto de contratação de psicólogas/os no Estado.

#SaúdeMental. Também no dia 2 de maio, o CRP SP participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que discutiu “Defesa do SUS, da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial”. Foram pautadas questões referentes às políticas de saúde mental e de enfrentamento ao uso abusivo de álcool e drogas desenvolvidas pelo Estado. A audiência foi promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direito Humanos, Frente Ampla em Defesa do SUS e pela Frente Estadual Antimanicomial São Paulo e teve representações dos governos estadual e federal, entre elas Sônia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

#Terceirização. Durante a audiência, as entidades e movimentos sociais presentes aproveitaram para criticar o processo de terceirização do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), que passou a ser gerido pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), OSS que administra vários equipamentos públicos no Estado. A terceirização tende a corroborar com a lógica manicomial, retirando do Cratod seu caráter de espaço de cuidado, como prevê as instruções da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

#PsicologianaEducação. No dia 3 de maio, o CRP SP participou de uma reunião organizada pela deputada estadual Mônica Seixas, do Mandato das Pretas, na Alesp. Participaram da reunião a codeputada Karina Correia e a presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), além de assessoras. Em pauta, a proposição de uma lei estadual, aos moldes da Lei Federal 13.935/2019, para inclusão de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na Educação, com garantia de efetiva aplicação dessa política pública.


Termos relevantes
Resumo da Semana CRP SP Acontece