Notícias


18 de Maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Publicado em: 18 de maio de 2023

O CRP SP mais uma vez manifesta apoio às defesas do movimento da Luta Antimanicomial como historicamente vem fazendo ao logo de sua trajetória.

Seguimos na defesa de um SUS Antimanicomial e do cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento psíquico e usuárias e usuários de drogas que precisem de tratamento e acompanhamento. Defendemos a criação de Centros de Convivência para essa população e a adequação dos recursos financeiros públicos para a efetivação da RAPS Antimanicomial.

Pelo acesso ao lazer, à cultura, à renda e à moradia. Saúde Mental se faz com acesso aos direitos e não apenas por meio de equipamentos e medicamentos. Pelo fim de lugares que excluem e estigmatizam pessoas. Não esqueceremos de todos corpos caídos e de todo o sofrimento causado em vida pelas instituições totais, manicômios e comunidades terapêuticas.

A Luta Antimanicomial segue alinhada às lutas por dignidade e justiça social para a população negra, para as mulheres, para a população LGBTQIAP+, para as pessoas com deficiências e para toda a população pobre e periférica que sofre com as mazelas da desigualdade social e violência.

Manicômio nunca mais!

#DireitosHumanos #LutaAntimanicomial #Psicologia