Notícias


CRP SP faz plenária de julgamento ético com tradução em Libras


Publicado em: 23 de maio de 2023

A plenária de julgamento ético, realizada no dia 12 de maio, contou com a presença de duas intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta foi a primeira vez que o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) realizou uma plenária de julgamento com tradução simultânea em LIBRAS.

O uso do recurso buscou atender à psicóloga conselheira Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032), que é uma pessoa surda. Ana Marques faz parte do XVII Plenário do CRP SP, eleito em setembro de 2022. Desde que assumiu, a atuação da conselheira dentro da instituição tem sido na perspectiva de ampliar o acesso de pessoas com deficiência (PcD) a tudo que diz respeito à Psicologia. Para ela, a acessibilidade não pode se restringir a momentos pontuais, ela deve orientar a atuação profissional de psicólogas/os e o trabalho das/os conselheiras/os.

Além de ser uma questão de acessibilidade, a garantia de direitos também está intrinsicamente ligada às questões éticas da profissão. “Porque, se temos o compromisso social de garantir direitos humanos, é preciso garantir uma participação igualitária e qualificada para todas e todos”, argumenta a conselheira Ana Marques.

De acordo com a psicóloga Luciana Mantovani (CRP 06/39829), que é coordenadora de Ética do CRP SP, a proposta é que esta acessibilidade seja garantida a todas/os que precisem. “Se uma das partes ou as/os advogadas/os de alguma das partes precisar, nós também garantiremos este recurso”, afirmou.

A tradução simultânea em Libras cumpre o que está definido no Art. 172 do Código do Processamento Disciplinar (CPD), que determina: “Os Conselhos Regionais e Federal de Psicologia devem assegurar o acesso e participação da pessoa com deficiência em todas as etapas dos processos regulados por este Código em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, garantindo, sempre que requeridos, adaptações e recursos de tecnologia assistiva”. Ademais, trata-se também de um respeito e cumprimento a Lei Brasileira de Inclusão (Lei  nº 13.146/2015).

O trabalho de tradução e interpretação foi realizado pelas tradutoras/intérpretes Ane Bulcão e Luciana Lima.  No mercado há alguns anos, elas contam a especificidade deste trabalho, que além de intelectual/cognitivo, é também visual/espacial, contando bastante com o corpo para a produção dos gestos. “Este é um dos motivos do trabalho ser em dupla, porque há um desgaste físico na produção do gestual para a tradução e interpretação em Libras”, conta Ane.

Para a participação das intérpretes nas plenárias de julgamento ético foi necessário um alinhamento com a empresa terceirizada contratada sobre a importância do sigilo, inclusive, com assinatura de termo de confidencialidade pelas intérpretes.

O CRP SP tem feito um trabalho para garantir a acessibilidade para as/os profissionais da Psicologia e também para suas/seus conselheiras/os e trabalhadoras/trabalhadores. O órgão já disponibiliza no Centro de Documentação (CEDOC), o Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o e a Cartilha de Medição em braile, permitindo, assim, o acesso a pessoas com deficiência visual.

As atividades internas e eventos contam com a presença de intérpretes de Libras que, algumas vezes, são disponibilizadas também para eventos organizados por parceiros. Há ainda, o Guia Prático sobre Acessibilidade para Profissionais de Psicologia, que traz orientações para psicólogas/os diante da atuação junto a pessoas com deficiências, e o Manual de Linguagem do CRP SP, com um capítulo sobre acessibilidade e outro sobre linguagem inclusiva.

*****

#ParaTodosVerem: Foto em disposição horizontal, apresentando um semicírculo de mesas e cadeiras, onde estão sentadas algumas conselheiras do CRP SP, para realizada da plenária de julgamento ético. As cadeiras possuem estofamentos roxo. Ao centro há uma mesa com copos de água minera. Na lateral direita está a conselheira Ana Marques junto às duas intérpretes de libras. Na laterial inferior direita, logomarca do CRP SP. 

#ParaTodosVerem: Foto em disposição horizontal, apresentando em detalhe a conselheira Ana Marques junto às duas intérpretes de libras. As três utilizam roupas pretas. Na laterial inferior direita, logomarca do CRP SP. 

#ParaTodosVerem: Foto em disposição horizontal, apresentando em detalhe a conselheira Ana Marques junto às duas intérpretes de libras. As três utilizam roupas pretas e estão utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao fundo, é possível ver a presidência da plenária de julgamento. Na laterial inferior direita, logomarca do CRP SP.

#ParaTodosVerem: Foto em disposição horizontal, apresentando em detalhe a conselheira Ana Marques junto às duas intérpretes de libras. As três utilizam roupas pretas e estão utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao fundo, é possível ver a presidência da plenária de julgamento. Na laterial inferior direita, logomarca do CRP SP.