Notícias


Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio


Publicado em: 11 de setembro de 2023
Fonte: CRP SP
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, em seu compromisso em dialogar com a sociedade e acolher a categoria, afirma a importância das reflexões e mobilizações permanentes em torno da prevenção ao suicídio, não apenas durante o Setembro Amarelo.

 

De acordo com estudo divulgado no Manual de Orientações para o Atendimento à Pessoa em Risco de Suicídio, realizado pela Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), “45% das pessoas que consumaram o suicídio, especialmente as pessoas mais idosas, estiveram em contato com serviços da Atenção Primária à Saúde no mês anterior ao ato suicida, muitas vezes com queixas clínicas diversas, vagas ou inespecíficas”.

 

Somado a este dado alarmante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em junho de 2021, que a todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que por AIDS, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios: em média, 700 mil pessoas morrem por suicídio ao ano.

 

Assim, neste 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, o CRP SP reafirma a necessidade de avançar o debate sobre a procura por profissionais tecnicamente capacitadas e a importância de se reverterem os desmontes das Políticas Públicas de atenção à saúde, bem como do SUAS, e toda a desregulamentação da legislação trabalhista, previdenciária e de outras formas de precarização do trabalho e da vida associadas à austeridade econômica. Para o CRP SP, cuidar dos fatores sociais que provocam o adoecimento da população é a principal forma de reversão dos índices tão alarmantes de suicídio.

 

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo se solidariza e se prontifica ao debate e às orientações àquelas e àqueles que se veem atravessados pela temática. A Psicologia e a prevenção ao suicídio se fazem com informação, conhecimento, cuidado, acolhimento e Direitos Humanos.

 

#SetembroAmarelo #suicídio #Psicologia

 

#ParaTodosVerem

Card quadrado, fotografia de uma mão segurando o laço que representa o Setembro Amarelo. Na margem inferior, grafismos nas cores amarelo e laranja e o desenho de um calendário de mesa. (fim da descrição)

 


Termos relevantes
direitos humanos