Notícias


Confira as articulações do #CRPSPAcontece


Publicado em: 11 de setembro de 2023
Fonte: CRP SP
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

Acompanhe algumas das mobilizações do CRP SP realizadas nas últimas semanas de agosto.

 

#Ética #RedesSociais

No dia 29/08, a Subsede Campinas realizou a roda de conversa online “Psicólogas/os no uso das redes sociais: quais questões éticas estão envolvidas nas fronteiras entre o espaço profissional e o espaço pessoal?”. A atividade teve a orientação da conselheira Annie Louise Saboya Prado (Gigi), presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP SP e participação da coordenadora da Subsede Campinas, Giseli de Fátima Assoni. Foram abordadas as precauções que a categoria deve ter nas redes ao divulgar seus serviços e os cuidados com sigilo profissional na proteção da intimidade das pessoas, conforme preconiza o Código de Ética da Psicóloga, as demais resoluções do Sistema Conselhos e a Nota Técnica CFP sobre Uso Profissional das Redes Sociais: Publicidade e Cuidados Éticos.

Foto 1: Conselheiras Annie Louise Saboya Prado e Gisele F. Assoni com participantes da roda de conversa sobre “Psicólogas no uso das redes sociais”, via plataforma Zoom, realizada pela Subsede Campinas.

 

#LGBTQIA #Sorocaba

A Subsede Sorocaba preparou uma Tenda Receptiva, com publicações e materiais de orientação disponíveis para o público da 15ª Parada LGBTQIAP+ da cidade, realizada sob o tema “Políticas de Emprego e Cidadania para LGBTQIAP+. A gestora da Subsede, Beatriz de Barros Fernandes, a coordenadora da Subcomissão de Sexualidade e Gênero, Layla Rangel Camargo e o subcoordenador Gelberton Vieira Rodrigues estiveram presentes utilizando a camiseta com o mote da campanha "Não há cura para quem não está doente", também presente na identidade visual que revestiu a Tenda.

Foto 2: Layla Rangel Camargo, coordenadora da Subcomissão de Sexualidade e Gênero e Gelberton Vieira Rodrigues, subcoordenador, na Tenda Receptiva do CRP SP, durante a 15ª Parada LGBTQIAP+ da cidade de Sorocaba.

 

#LGBTQIA+ #AltoTietê
A 15ª Parada LGBTQIAP+ de Itaquaquecetuba foi realizada no último domingo (27/08) sob o tema “Queremos Políticas Públicas por INTEIRO”. As psicólogas Mônica Marques dos Santos (06/68930) e Victória Soares Vidal (06/149691) levaram o mote da campanha do CRP SP "Não há cura para quem não está doente", representando a Subsede Alto Tietê no evento.

Foto 3: Mônica Marques dos Santos e Victória Soares Vidal, da Subsede Alto Tietê, com o Conselheiro Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de São Paulo, Gustavo Don.

 

#PlenáriaExtraordinária

Foi realizada no dia 26/08, na Subsede Campinas, a 2324ª Plenária Extraordinária do CRP SP. Esta foi a primeira plenária estadual ocorrida em uma subsede. Além dos informes e alinhamentos das Comissões de Orientação e Fiscalização (COF) e Comissão de Ética (COE), foi analisada e debatida a minuta para Resolução (normativa) sobre o apoio do CRP SP a atividades e projetos de interesse da Psicologia..

Foto 4: Conselheiras do CRP SP participando da 2324ª Plenária Extraordinária, na Subsede Campinas.

 

#PsicologiaDoTráfego 

“Psicologia do Tráfego: Reflexões sobre uma prática ética e comprometida com a sociedade” foi o tema da palestra realizada pela Subsede Assis no dia 26/08. A atividade promoveu a escuta e reflexões sobre a prática profissional da Psicologia no campo da avaliação psicológica, principalmente considerando as pessoas candidatas à Carteira Nacional de Habilitação.

Foto 5: Participantes da palestra Psicologia do Tráfego, realizada pela Subsede Assis.

 

#SaúdeMental

Em comemoração à semana da Psicologia, a conselheira Camila de Andrade e a colaboradora Isadora Bettarello, da Subsede Ribeirão Preto, estiveram com as psicólogas e psicólogos da Fundação Casa na terça-feira (23/08), para uma roda de conversa sobre “Adolescência e Saúde Mental”. O encontro oportunizou o diálogo sobre as principais demandas da saúde mental de adolescentes e construiu temas de interesse para futuros encontros.

Foto 6: A conselheira Camila de Andrade e a colaboradora Isadora Bettarello, da Subsede Ribeirão Preto, com as psicólogas e psicólogos da Fundação Casa na roda de conversa Adolescência e Saúde Mental.

 

 #CódigoDeÉtica

Na quarta-feira (23/08), Andreza Cristina Ferreira, da Comissão Gestora da Subsede Assis, e Patricia Unger Raphael Bataglia, da Comissão de Ética (COE) do CRP SP, realizaram a palestra “Código de ética e redes sociais” na UNIMAR, em Marília. Buscando o diálogo sobre a ética e a publicidade profissional em redes sociais a partir do Código de Ética da profissão, foram apresentadas as resoluções que permeiam a atuação e realizado debate técnico e ético sobre a elaboração de documentos escritos.

Foto 7: Andreza Cristina e Patricia Unger, da Subsede Assis, com participantes da palestra realizada na UNIMAR, em Marília, sobre código de ética e redes sociais.

 

#PlenáriaOrdinária

Conselheiras, conselheiros e Comissões Gestoras, participaram, no dia 19/08, da 2323ª Plenária Ordinária, ocorrida no auditório da sede do CRP SP, para informes, deliberações e alinhamento técnico-político da entidade e da Psicologia no estado de São Paulo. Nesta plenária, foram compartilhados alguns números referentes a julho, entre eles, a realização de 892 processos de atendimento e a apreciação de 43 concursos na área da Psicologia. Também foram atualizadas as representações do CRP SP em todo o estado.

Foto 8: Conselheiras, conselheiros e Comissões Gestoras na 2323ª Plenária Ordinária, que aconteceu na sede do CRP São Paulo.

 

#OficinaDeDocumentos #SãoJosedosCampos

Juliana dos Anjos Corrêa Limacoordenadora de Orientação e Fiscalização; Lauren Mariana Mennocchi, membra da Comissão Gestora da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizaram, em São José dos Campos, a “Oficina de Documentos Escritos”, no dia 18/08. A oficina abordou alguns aspectos fundamentais que devem ser considerados na produção de Documentos Escritos, os quais são, com frequência, demandados pela categoria. Contou também com a participação de Giulliano Holanda Ferreira, membro da Comissão Gestora da Subsede.

Foto 9: Juliana dos Anjos, coordenadora da Orientação e Fiscalização e Lauren Mennochi, da Comissão Gestora da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, na Oficina de Documentos Escritos em São José dos Campos.

 

#OficinaDeDocumentos #RibeirãoPreto

A “Oficina de Elaboração de Documentos Escritos”, organizada pela Subsede Ribeirão Preto, no dia 15/08, buscou instruir e auxiliar a categoria na elaboração de documentos fundamentais para o exercício diário da profissão. Na ocasião, foram apresentadas as resoluções sobre a temática. O evento contou com a presença de 44 psicólogas e psicólogos. 

Foto 10: Psicólogas e psicólogos na Oficina de Elaboração de Documentos Escritos realizada pela Subsede Ribeirão Preto.

 

#DefensoriaPública

Bruno Monteiro Carlos, membro da Comissão Gestora da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte participou, no dia 10/08, em Taubaté, de atividade preparatória de orientação sobre o funcionamento das Pré-Conferências estaduais da Defensoria Pública. Esse Ciclo de Conferências é realizado a cada dois anos para ouvir, da população de todo o estado, os principais problemas enfrentados e as propostas sobre como a instituição pode atuar, dentro de suas atribuições, para resolvê-los.

 

#ParaTodosVerem 

 

FOTO 1 – Print dos participantes da Roda de Conversa sobre “Cuidado nas Redes e Sigilo Profissional” via plataforma Zoom. No canto superior direito a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

 

FOTO 2 – Fotografia, em plano geral, dos representantes da Subsede Sorocaba na 15ª Parada LGBTQIAP+ da cidade. Eles estão em pé, sorrindo, vestem camiseta com o mote da campanha do CRP São Paulo e estão ao lado da tenda com uma faixa de manifesto do mesmo mote. Na margem inferior, a marca d’água do CRP SP. Letreiro: “Não há cura para quem não está doente. Em defesa dos direitos LGBTQIAP+.” (fim da descrição).

 

FOTO 3 – Fotografia , em plano americano, das representantes da Subsede Alto Tietê na 15ª Parada LGBTQIAP+ de Itaquaquecetuba, ao lado do Conselheiro Estadual LGBTQIAP+ de São Paulo, Gustavo Don. Eles estão em pé, sorrindo, e as representantes vestem camiseta com o mote da campanha do CRP São Paulo. Ao fundo, há pessoas paradas conversando e um carro elétrico com a bandeira do movimento. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

 

FOTO 4 – Fotografia das Conselheiras reunidas na 2324ª plenária extraordinária do CRP São Paulo. Todas estão sentadas, em sala da Subsede Campinas. Ao fundo, o logo do CRP São Paulo na parede. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

 

FOTO 5 – Fotografia de participantes da palestra Psicologia do Tráfego. Eles estão sentados em uma sala e olhando para a palestrante. Atrás da palestrante, há uma tela de projeção mostrando o slide e ao lado está o banner do CRP São Paulo. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

 

FOTO 6 – Fotografia de participantes da Roda de Conversa “Adolescência e Saúde Mental” na Fundação Casa de Ribeirão Preto. Todos estão sentados em círculo, há um slide ao fundo sendo projetado na parede, e em outra parede o logo da Fundação Casa. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

 

FOTO 7 – Fotografia, em plano geral, das representantes da Subsede Assis junto a participantes da palestra. Todos estão em pé, sorrindo, encostados no palco do auditório da Faculdade UNIMAR. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

 

FOTO 8 – Fotografia de Conselheiras, Conselheiros e Comissões Gestoras na Plenária Ordinária. Elas estão sentadas em círculo, a intérprete de libras está ao meio da roda e há uma representante do conselho em frente à interprete. Ao lado da representante há um cavalete com anotações e todas as participantes estão no auditório do CRP São Paulo. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

 

FOTO 9 – Fotografia, em plano geral, das representantes da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte realizando uma Oficina de Documentos Escritos. Elas estão em um auditório, em pé, próximas de uma mesa com um projetor em cima. Ao fundo, a tela de projeção transmite o slide. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

 

FOTO 10 – Fotografia dos participantes da Oficina de Elaboração de Documentos Escritos. Eles estão sentados em uma sala, olhando para a palestrante, e a mesma segura um quadro. Atrás dela, há uma mesa com o projetor e o computador em cima. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).


Termos relevantes
direitos humanos