Notícias


Lei Brasileira de Inclusão completa 8 anos


Publicado em: 7 de julho de 2023

Celebramos um marco importante na história do Brasil: oito anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (anteriormente conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Sancionada em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão representa um avanço significativo na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, reconhecendo que as Pessoas com Deficiência(s) possuem igualdade de oportunidades, dignidade e nem exercem sua plena participação sociedade.

Através das diretrizes, essa lei reforça nosso compromisso como sociedade, em assegurar que nenhuma pessoa seja excluída ou discriminada em razão de sua deficiência, devolvendo também, a responsabilidade para a sociedade mais justa com promoção da acessibilidade, com a importância da educação inclusiva, do direito ao trabalho digno, do transporte acessível, da saúde acessível (em termos de enfrentamento de barreiras) e entre outros direitos.

Importante reconhecermos que com a implementação dessa legislação, houve avanços significativos em espaços públicos e privados e que atualmente existe uma conscientização maior sobre a importância da inclusão. Ainda assim, sabemos que a inclusão é um processo contínuo, demandando esforços de todas as pessoas integrantes da sociedade, para eliminar barreiras, desconstruir estigmas e construir um futuro equitativo.

Celebramos ontem as conquistas alcançadas e como autarquia/categoria, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão, renovando nossa determinação em criar uma sociedade onde cada pessoa possa exercer seus direitos em igualdade de condições com os demais.

Parabenizamos todas as pessoas dentro e fora da categoria, que têm contribuído na luta por uma sociedade inclusiva. Sentimos esperança no caminho que estamos percorrendo em prol a uma sociedade mais inclusiva, justa e acessível para todos.

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo roxo com círculo amarelo ao centro. Em cima do círculo, ilustrações de várias pessoas com deficiência realizando atividades.