Notícias


Dia Mundial de Luta contra a AIDS - 1º de Dezembro


Publicado em: 1 de dezembro de 2023

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (ONU) marcam o 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Data escolhida para ressaltar a necessidade de conscientização sobre o tema, informar e promover diálogos e ações com o objetivo da prevenção e tratamento.

A AIDS (traduzida para o português, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma IST (infecção sexualmente transmissível) que é transmitida pelo vírus HIV, caracterizado pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças.

Há pelo ao menos 40 anos a Ciência tem se debruçado sobre a AIDS e, ao longo do tempo, foram realizados avanços significativos. Nesse sentido, as pessoas que convivem com o HIV hoje possuem condições de saúde que permitem viver como qualquer outra pessoa.

No Brasil, temos o Sistema Único de Saúde (SUS) que faz o atendimento, distribuindo medicações como antirretrovirais na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), que contribuem no tratamento e na prevenção.

Sendo assim, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reafirma seu compromisso contra a discriminação, estigmatização, preconceito e todas outras formas de violência contra as pessoas que convivem com HIV. E, ainda mais, reforçamos com a categoria a necessidade da prestação do serviço de Psicologia que para além de acolher, promova cidadania e o empoderamento numa perspectiva de vida e enfrentamento ao preconceito.
 
 A Psicologia tem a responsabilidade de contribuir fortalecendo as Políticas Públicas e acolher a população em toda a sua diversidade para garantir os Direitos Humanos.

#ParaTodosVerem Card com fundo branco, ilustração de laço vermelho e logotipo do CFP. Letreiro:”1º de dezembro. Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Amar e cuidar sem preconceitos”. Logos do CFP e Sistema Conselhos de Psicologia (fim da descrição).


Termos relevantes
aids hiv OMS