Notícias


Nota em defesa da democracia!


Publicado em: 8 de janeiro de 2024

A democracia precisa ser  defendida, considerando que, até este momento histórico, é o melhor sistema político que a humanidade construiu.  No dia  8 de janeiro de 2023, grupos antidemocráticos invadiram e depredaram a sede dos três poderes em Brasília, com o objetivo de instigar um golpe militar. Em uma série de ataques à democracia, esses grupos difundiram notícias falsas, instaurando o medo e insegurança na população por não aceitarem o resultado das urnas que elegeu um governo democraticamente pela maioria dos brasileiros.

Precisamos, neste 8 de janeiro de 2024, reafirmar que os valores democráticos, a Constituição Federal de 1988, a Declaração dos Direitos Humanos precisam ser defendidos todos os dias e o 8 de janeiro de 2023  deve ser lembrado  como um dia triste da nossa história a não ser repetido.  É necessário que o Brasil caminhe para o fortalecimento da democracia, que ocorre por meio do acesso à informação de qualidade, aumento da participação da população nas decisões que impactam suas vidas, erradicação da fome, superação das desigualdades sociais, acesso às Políticas Públicas de qualidade e eliminação de quaisquer formas de preconceitos.  

Uma sociedade verdadeiramente democrática não pode tolerar qualquer tipo de ataque ao estado democrático de direito, às instituições democráticas e ao direito de manifestação da vontade popular por meio do voto - valores que estiveram em iminente risco no Brasil nas últimas eleições. Vivemos um pleito com muita desinformação e graves violações à democracia. Seja com a propagação intencional de notícias falsas sobre a segurança das urnas, a tentativa de impedir a chegada de eleitoras e eleitores aos pontos de votação (direito de ir e vir) com a interdição de estradas, até a invasão e depredação do Planalto no dia 08 de janeiro de 2023. 

Ressaltamos que não podemos aceitar qualquer ataque ao estado democrático de direito, às instituições democráticas, ao direito de manifestação da vontade popular por meio do voto.

 Importante evidenciar que em períodos de tensão política, a saúde mental pode ser afetada, com impactos significativos para a vida das pessoas. Eventos políticos turbulentos, polarização, conflitos e incertezas podem contribuir para o aumento do estresse psicológico nas pessoas e nas comunidades. A instabilidade política e eventos traumáticos podem contribuir para sentimentos de desesperança e desamparo, fatores associados à adoecimento mental.

 A Psicologia desempenha um papel crucial na construção e manutenção de sociedades justas, inclusivas e democráticas. E, o Código de Ética Profissional das Psicólogas e dos Psicólogos aponta em seus princípios fundamentais que: 

 

  1. A psicóloga e o psicólogo basearão o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiados nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
  2. A psicóloga e o psicólogo trabalharão visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirão para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 
  3. A psicóloga e o psicólogo atuarão com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

[...] 

 

Somente a democracia pode ofertar solo fértil para que os Direitos Humanos sejam para todas as pessoas. A saúde mental só pode ser vivenciada onde há liberdade de expressão, acesso à informação de qualidade, respeito às diversidades que fazem parte da subjetividade humana, acesso à educação de qualidade e igualdade de oportunidades. 

 

 

#ParaTodosVerem
Imagem quadrada mostrando o livro da Constituição Federal em cima de uma mesa entre estilhaços de vidro. Ao lado do livro, imagens históricas. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos