Notícias


#CRPSPNaMidia Profissionais da Psicologia analisam como a objetificação dos corpos dificulta a autoaceitação e provoca sofrimento psicológico


Publicado em: 19 de fevereiro de 2024

#CRPSPNaMidia Passado o período do Carnaval, fatos marcantes e assuntos polêmicos ocorridos durante a folia são muito comentados. Um aspecto que ainda chama bastante atenção nesse período de festas é a pressão estética e a valorização de padrões corporais tidos como ideais entre as chamadas musas das escolas de samba.   

O conselheiro do CRP SP e coordenador da Subsede Grande ABC, psicólogo (CRP 06/118838) Davi Rodriguez Ruivo Fernandes, concedeu entrevista ao podcast Jabuticaba Sem Caroço, do portal Sputinik Brasil, e falou sobre como essas imposições de beleza afetam psicologicamente a saúde das pessoas e até causam adoecimentos e transtornos em relação à autoimagem.

"Quando a gente fala modelo, musa, referência... são criadas circunstâncias de exemplos, construídos a partir de normas que se tornam regras. Como esses padrões são muito exibidos e explorados, se naturalizam dentro da sociedade”, critica Davi.

O psicólogo lembra que quando o valor da pessoa é vinculado à aparência, essa objetificação dificulta a autoaceitação e desperta um sentimento de não pertencimento que facilmente provoca ansiedade, depressão e sofrimento psicológico. 

Apesar de estarmos num processo cultural de desconstrução dessas imposições, lembra Davi, é uma mudança que demanda tempo e inclui a apresentação de outros corpos nas mídias, como de pessoas pretas, gordas, com deficiência, com vitiligo ou LGBTQIA+.

Ouça a íntegra do programa.

#Psicologia #SaúdeMental #CRPSPNaMidia

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo branco com a ilustração de megafone roxo ao centro. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos