Notícias


21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down: avanços, inclusão e conscientização


Publicado em: 21 de março de 2024

O Dia Internacional da Síndrome de Down é uma data emblemática que nos convoca a refletir sobre a inclusão e os direitos das pessoas com essa condição genética. Conforme preconizado pelo Código de Ética Profissional da Psicologia e pelas resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP), é nosso dever promover a dignidade, o respeito e a igualdade de direitos a todas as pessoas. Apesar de desafiador, é mais uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com a diversidade e a inclusão.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) reforça a importância da atuação ética e técnica das psicólogas e dos psicólogos no apoio a pessoas com Síndrome de Down. É fundamental reconhecer suas singularidades, bem como respeitar suas potencialidades e necessidades, e assim contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Neste contexto, vale destacar que o CRP SP, alinhado com a perspectiva política e ética da Psicologia, tem se empenhado em promover ações e iniciativas que visam combater o preconceito, a discriminação e a exclusão. A defesa dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Síndrome de Down, é um compromisso que compartilhamos como categoria profissional.

Hoje, mais do que celebrar a diversidade, é um momento oportuno para reforçarmos nossa postura crítica diante de eventuais retrocessos legislativos ou ameaças aos direitos das pessoas com Síndrome de Down, que já ocupam os espaços nas escolas públicas, nas universidades e no mundo do trabalho das diferentes organizações da sociedade. O CRP SP está pronto para intervir, seja por meio de ações de conscientização, ou participação ativa em discussões que impactem diretamente a vida desses cidadãos.

Ao mesmo tempo em que reconhecemos a relevância do Dia Internacional da Síndrome de Down, é fundamental que nosso compromisso com a inclusão seja contínuo e transpasse todas as esferas de nossa prática profissional. Que possamos, como psicólogas e psicólogos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com a diversidade humana.

 

 

#ParaTodosVerem
Nesta publicação há um card quadrado com grafismos em tons de azul escuro e claro nas laterais inferiores e, ao fundo, desenhos em tons de azul e amarelo de palmas de mãos espalhadas acenando, com pequenos círculos coloridos na ponta dos dedos. Na parte inferior esquerda, a ilustração de um calendário. No rodapé, logo do CRP SP. (fim da descrição)

 


Termos relevantes
direitos humanos