Notícias


Acompanhe as mobilizações do Conselho e suas subsedes no #CRPSPAcontece


Publicado em: 28 de março de 2024

#EventoSãoJoséRioPreto
Subsede São José do Rio Preto promove importante debate sobre os Desafios na Implementação da Lei 13.935 e questões emergentes para a Psicologia. O evento, realizado no dia 16 de fevereiro, foi uma oportunidade para discutir as condições de aplicação da lei no município, com a atuação dos profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas escolas da rede pública, além de outras demandas frequentes que afetam as subjetividades no ambiente escolar, como violência, preconceitos e discriminação.
 
FOTO 1 – Conselheira presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho, e autoridades de São José do Rio Preto.

#Femenagem
No dia 20 de fevereiro, a conselheira presidenta da Comissão de Ética (COE) do CRP SP, Ione Aparecida Xavier, foi femenageada pela Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP). A psicóloga, que atualmente também é conselheira do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo (COPEN), foi reconhecida por suas ações em mudar paradigmas, superar preconceitos, criar oportunidades e fortalecer a cidadania na ressocialização de pessoas privadas de liberdade no âmbito do sistema penitenciário do estado de São Paulo.
 
FOTO 2 - A conselheira presidenta da COE do CRP SP, Ione Aparecida Xavier, ao lado do secretário de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger.

#ReuniãoCAMCOE
Representantes da Câmara de Mediação da Comissão de Ética (CAM COE) se reuniram na Subsede Metropolitana, no dia 22 de fevereiro, para discutir e avaliar as atividades previstas para este ano. Durante o encontro, conselheiras, conselheiros, mediadoras e mediadores trataram sobre os avanços recentes nos processos de mediação, a participação no Grupo de Trabalho sobre Meios Consensuais de Solução de Conflitos da região Sudeste, e o desenvolvimento de programas para promover a autocomposição no contexto da atuação do CRP SP.

FOTO 3 – Fotografia das conselheiras e mediadoras da CAM COE em reunião.

#CADS #SubsedeBauru
No dia 24 de fevereiro, membras e membros da Subcomissão Territorial de Gênero e Diversidade da Subsede Bauru, juntamente com integrantes da Comissão Gestora do território, promoveram encontro com o intuito de planejar as ações do ano e também abrir espaço para as demandas dos participantes. Na ocasião, estiveram presentes psicólogas e psicólogos da região, estudantes de Psicologia e representantes do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CADS) do município.

FOTO 4 - Participantes da reunião unidos na Subsede Bauru.

#EncontroSubsedeAltoTietê
Representantes da Comissão Gestora, da Comissão de Ética (COE) e da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) da Subsede Alto Tietê estiveram reunidos no dia 02 de fevereiro para discutir o cronograma de ações e novas propostas de atividades para os próximos meses. As sugestões surgiram a partir das demandas da COE, COF e das Instituições de Ensino Superior (IES).

FOTO 5 - Representantes da Subsede Alto Tietê em reunião de planejamento das atividades e ações deste ano.

#Diversidade
Entre os dias 05 a 07 de março, Davi Rodriguez Ruivo Fernandes, conselheiro do CRP SP e coordenador da Subcomissão Estadual de Sexualidade e Gênero, esteve em Brasília para representar o Conselho em reuniões e audiências sobre a temática da inclusão social e a garantia de direitos de pessoas LGBTQIA+. Juntamente com representantes de diversas entidades que atuam em defesa dessa comunidade, o psicólogo contribuiu com importantes discussões sobre a urgência de medidas para assegurar a proteção e inclusão de pessoas LGBTQIA+, tanto a partir de leis como de Políticas Públicas, bem como da necessidade de promover formações sobre educação em Direitos Humanos e diversidade.

FOTO 6 - O conselheiro Davi Ruivo durante as atividades em Brasília.

#AtoMulheres
Representantes da Subsede São José do Rio Preto estiveram reunidas no dia 09 de março para protestar contra o veto do prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo, ao Projeto de Lei 98/2023. O PL previa a implantação do Serviço de Acolhimento de Mulheres em Situação de Violência, a chamada Casa-Abrigo, e foi proposto pela a vereadora Taise Braz.

FOTO 7 – Pessoas participantes do ato em protesto contra o veto ao projeto de lei.

#CRAS
No dia 01 de março, o conselheiro Dreyf de Assis Gonçalves e o coordenador da Comissão Gestora da Subsede Bauru, Marco Aurélio Jacob Pereira, fizeram uma reunião orientativa com as trabalhadoras e trabalhadores do CRAS Centro, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Departamento de Proteção Social Básica. A iniciativa teve como objetivo discutir os encaminhamentos referentes às ações vinculadas ao planejamento estratégico, como a elaboração das Oficinas de Documentos Escritos, prevista para acontecer nos equipamentos da rede da saúde mental, e a realização da Conferência de Saúde Mental do Trabalhador, por meio do Conselho Municipal de Saúde do município de Araçatuba.

FOTO 8 – Representantes da Subsede Bauru reunidos com profissionais do CRAS Centro.

#SUAS
Psicólogas trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) estiveram na Subsede Ribeirão Preto, no dia 13 de março, para uma roda de conversa sobre o trabalho de assistência social no município, desde o histórico, entraves até as articulações na atualidade. Estiveram presentes 28 psicólogas e, nas trocas, entendeu-se a necessidade de uma próxima reunião para discutir demandas e proposição de ações.
 
FOTO 9 – Participantes na roda de conversa com o SUAS.

#Diainternacionaldamulher
No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, psicólogas e representantes da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira, juntamente com a Frente Feminista da Baixada Santista, organizaram o ato "Mulheres contra o capitalismo e o racismo! Não às privatizações, à violência policial e ao feminicídio!". A mobilização ocorreu na Praça da Independência, da cidade de Santos, e teve como proposta debater a luta das mulheres contra o racismo, o feminicídio, o capitalismo, a violência policial e as privatizações.

FOTO 10 – Participantes durante o ato realizado na Praça da Independência de Santos.

 

 

#ParaTodosVerem
Foto 1 - Conselheira presidenta do CRP SP Talita Fabiano de Carvalho e autoridades de São José do Rio Preto. Eles estão sentados lado a lado, atrás da mesa, onde a Presidenta Talita Fabiano está falando ao microfone. (fim da descrição)

Foto 2 - Fotografia da Conselheira Presidenta da COE do CRP SP sendo femenageada. Ela está ao lado do secretário de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, segurando um certificado e medalha. Eles estão em pé, unidos, sorrindo e olhando para a câmera. (fim da descrição)
 
Foto 3 - Fotografia das conselheiras e mediadoras da CAM COE em reunião na Subsede Metropolitana. Elas estão em pé, em volta de uma televisão e sorrindo para a câmera. Ao fundo, a televisão mostra demais participantes via aplicativo Zoom. Há uma mesa com garrafas de água, copos descartáveis, bolsas, agendar e notebooks. (fim da descrição)

Foto 4 - Fotografia dos participantes da reunião na Subsede Bauru. Eles estão  em uma sala, unidos, alguns agachados e outros em pé. Estão olhando para a câmera e sorrindo. Ao fundo, o slide da apresentação está sendo mostrado na tela de projeção. (fim da descrição)

Foto 5 - Representantes da Subsede Alto Tietê em reunião de planejamento das atividades e ações deste ano. Eles estão sentados, em volta de uma mesa, sorrindo e olhando para a câmera. Ao fundo, slide da apresentação sendo mostrado na parede branca. (fim da descrição)
 

Foto 6 - Fotografia do conselheiro Davi Ruivo participando de eventos na Jornada Nacional LGBTQIA+. Os participantes estão unidos, segurando bandeiras dos movimentos LGBT+, movimento trans e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Eles estão em uma sala de reuniões, olhando para a câmera e sorrindo. (fim da descrição)

Foto 7 - Fotografia de participantes no ato. Elas estão em pé, embaixo de uma tenda, unidas e todas com os punhos erguidos. A tenda está decorada com bexigas nas cores branco e rosa, devido ao dia das mulheres. Ao centro, uma das participantes segura faixa branca. Letreiro: “Mulheres em perigo precisam da casa abrigo. Porque votou, padre?”. (fim da descrição)
 
Foto 8 - Representantes da Subsede Bauru participando de reunião no CRAS Pinheiros. Eles estão reunidos em uma sala, em pé, sorrindo e olhando para a câmera. Ao fundo, uma lousa em branco, um armário e uma janela fechada. (fim da descrição)
 
Foto 9 - Representantes da Subsede Ribeirão Preto em reunião com psicólogas trabalhadoras do SUAS. Eles estão sentados em uma roda de conversa, lado a lado. A imagem mostra pessoas sentadas e uma sala grande com janelas fechadas, quadros nas paredes, luzes acesas e livros de orientação sob duas mesas. (fim da descrição)

 
Foto 10 - Fotografia das participantes no ato.  Elas estão em pé, reunidas em uma praça, ouvindo a manifestante falar ao microfone. Ao fundo, prédios e monumentos arquitetônicos da praça. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos