Notícias


02 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Publicado em: 2 de abril de 2024

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, é uma data de grande relevância no contexto global, voltada para a ampliação da compreensão e promoção da aceitação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007, essa data busca não apenas explicar ao público sobre o autismo, mas também desmistificar preconceitos e combater a estigmatização, ressaltando a importância da inclusão social e do acesso a recursos e apoios adequados. A conscientização desempenha um papel essencial para valorizar a neurodiversidade e assegurar que indivíduos no espectro autista possam desfrutar de uma vida plena, respeitando suas singularidades e fomentando um ambiente que reconheça suas contribuições únicas.

Nesse contexto, a Psicologia assume uma função fundamental, fornecendo ferramentas essenciais para uma melhor compreensão das diversas maneiras como o autismo se manifesta e influencia diretamente nas práticas de tratamento, inclusão e desenvolvimento. Profissionais desta área não apenas realizam avaliações e diagnósticos, mas também elaboram estratégias de intervenção que consideram as particularidades individuais de cada pessoa no espectro autista. A Psicologia contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e de adaptação, além de oferecer suporte emocional e estratégias para enfrentar desafios.

Diante disso, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) reitera seu compromisso com a neurodiversidade, por meio da sensibilização e produção de orientações, para que as psicólogas e os psicólogos possam continuar contribuindo de forma significativa para a construção de uma sociedade mais informada, inclusiva e empática, onde os direitos humanos sejam os pilares balizadores de nossa prática psicológica.
 
 #Autismo #Psicologia #DireitosHumanos

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado. Nas extremidades, grafismos triangulares nas cores vermelho e amarelo. Ao fundo, imagem de mãos sobrepostas segurando uma fita com ilustrações de quebra cabeças nas cores da causa autista; azul, vermelho e amarelo. Na lateral direita, ícone de um calendário na cor preta. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos