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O problema do vício de crianças e adolescentes em jogos on-line


Publicado em: 27 de maio de 2024

Na sociedade digital, onde crescem as desigualdades sociais e o acesso ao lazer fica cada vez mais restrito e elitizado, as atividades on-line ganham cada vez mais espaço. Crianças e adolescentes que nasceram nessa realidade conectada, de grande oferta de entretenimento eletrônico, ficam expostas e expostos a riscos e ameaças que podem ter consequências inclusive na vida adulta. 

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online 2022, mais da metade dos jovens brasileiros (58%) entre 9 e 17 anos participa de jogos on-line, onde há o contato com outras jogadoras e jogadores - sem saber efetivamente quem está do outro lado da tela. Não são raros os casos de pessoas que aplicam golpes e utilizam diferentes estratégias para extorquir o público infantojuvenil.

É um ambiente com mecanismos que buscam atrair e manter as pessoas usuárias o maior tempo possível nessas plataformas, que induzem a permanência e consumo nesses espaços, seja com a compra de acessórios ou melhoria de habilidades dentro do próprio jogo. Comportamentos de apostas e recompensas na infância e adolescência podem gerar sérios problemas de vícios, ansiedade e dependência.

“As ações de promoção à saúde, proteção integral e assistência são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Fazem parte do compromisso social da Psicologia e da garantia de direitos para uma infância e adolescência com qualidade, nesta fase de desenvolvimento peculiar e que requer proteção com prioridade absoluta, da família, do Estado e da sociedade”, explica Talita Fabiano de Carvalho CRP 06/71781, presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP).

Diante disso, a agência Africa Creative, com o apoio institucional/técnico do CRP SP, lança a plataforma Geração Vegas, um site que tem como objetivo alertar, informar e dar suporte às pessoas responsáveis sobre o vício em jogos eletrônicos e o despertar de comportamentos compulsivos na infância. Abrangem conteúdos informativos sobre o uso de dinheiro nos games, os limites e os sinais para estar alerta, um quiz para identificar situações de risco, e um link com sugestões de auxílio e possíveis soluções para lidar com o problema.

“São fatores que interferem diretamente na vida e na inclusão da população. A construção de realidades mais saudáveis depende de ambientes que possibilitem a interação e a vivência social e cultural, o que demanda a efetividade de Políticas Públicas que garantam essas condições dignas de vida, uma das defesas feitas pelo CRP SP", afirma a presidenta Talita.

A intenção é ser uma ferramenta que contribua para a construção de um ambiente mais saudável e seguro para todas as pessoas usuárias. Na participação deste projeto, o CRP SP atuou como apoiador institucional/técnico, sem receber ou fornecer nenhum recurso financeiro para sua realização.

*A imagem de criança utilizada na peça foi gerada por meio de inteligência artificial. Nenhuma criança foi exposta a qualquer tipo de violência, negligência, exploração ou qualquer outra situação degradante ou abusiva que possa afetar o seu pleno desenvolvimento.

Esta é uma campanha de caráter social e utilidade pública, com propósito de conscientizar sobre os perigos do vício em jogos para as crianças, visando o seu melhor desenvolvimento no meio social.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado. Imagem gerada por inteligência artificial de uma criança negra de cabelos castanhos, mexendo nas fichas de jogo de poker. (fim da descrição)


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