Notícias


Não há cura para quem não está doente!


Publicado em: 29 de maio de 2024

As ações da diversidade para a 28ª Parada LGBT+ de São Paulo, com o tema "Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+", são parte integrante de uma série de eventos afirmativos para a comunidade LGBTQIAPN+. Esta celebração comemora o orgulho e a cultura de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais e não-binárias.

As pessoas que participam da Parada LGBT+ também se manifestam contra a homofobia, transfobia, lesbofobia e bifobia. Além, de lutarem a favor dos direitos iguais, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e leis contra a discriminação.

Ao redor do mundo, a Parada LGBT+ acontece próxima ao mês de junho, em homenagem à Rebelião de Stonewall, que consistiu de uma série de manifestações espontâneas de membros da comunidade após, no dia 28/06/1969, a polícia de Nova York ter feito uma batida violenta no bar Stonewall Inn. Diversos protestos foram realizados nas noites que sucederam o caso e foram criados grupos de ativistas.

Assim, por ser a maior do mundo, a Parada LGBT+ de São Paulo atrai pessoas de todos os lugares do mundo que tomam as ruas da Avenida Paulista para manifestar o seu orgulho e lutar por seus direitos, no qual todos as milhões de pessoas presentes reafirmam seu compromisso em combater a discriminação e apoiar representantes que promovam Políticas Públicas afirmativas e joguem luz em pautas sobre Direitos Humanos.

Importante ressaltar a importância para o contexto político e social das diversas ações que antecedem a Parada LGBT+, como fórum de diálogo, ações políticas nas três esferas do Poder Público, articulações junto aos movimentos sociais, entre outras. No campo político, a Feira Cultural da Diversidade LGBT+ consolidou-se como espaço de diálogos propositivos e articulações que objetivam avanços e desenvolvimento de ações e criação de estratégias para o enfrentamento ao preconceito e violências sofridas pela comunidade LGBT+. Nos últimos anos, o CRP SP tem ocupado este espaço como estratégia de aproximação da categoria e da sociedade.

Pautados no compromisso inegociável da Psicologia na defesa desta população e na continuidade da Campanha do CRP SP “Não há cura para quem não está doente” convidamos os CRPs do Brasil inteiro para diálogos, discussões e orientações conjuntas neste importante momento.

Programação:
30/05 - Quinta feira
Das 9h às 18h - 23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Memorial da América Latina – Stand do CFP e CRP SP

31/05 - Sexta feira
Às 11h - 7ª Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo
Largo do Arouche

Das 13h às 16h –  Evento Preparatório ao 12 º CNP
Comemorações aos 25 anos da Resolução CFP nº 01/99) - Reunião Nacional sobre Psicologia e Diversidade Sexual e de Gênero
Auditório da Subsede Metropolitana

01/06 – Sábado
às 9h - 3° Ato LGBTQIA+ Interreligioso
Largo do Arouche

às 11h – Evento Preparatório ao 12 º CNP
Roda de Conversa e Live Sobre a Atuação Profissional com a População Intersexo:  O Compromisso da Psicologia

Transmissão pelos canais do CRP SP no YouTube e Facebook
Isadora Canto (CRP 03378/10) – Conselheira Federal de Psicologia e coordenadora do GT Intersexo da APAF
Thais Emília Campos – Presidenta da Associação Brasileira Intersexo – ABRAI e Especialista Ad Hoc do GT Intersexo da APAF
Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) – Presidenta do CRP SP e representante da Região Sudeste no GT Intersexo da APAF

às 13h - Caminhada Lés e Bi
Praça da República

02/06 - Domingo
Das 10h às 19h - 28ª  Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Avenida Paulista - Participação da Psicologia na Parada


Termos relevantes
direitos humanos