Notícias


#CRPArticula - CRP SP firma protocolo de cooperação com Governo do Estado de São Paulo no lançamento da campanha “SP Sempre Alerta - Operação Chuvas 2024/2025”


Publicado em: 19 de dezembro de 2024

No dia 04 de dezembro, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) deu um passo significativo em sua atuação na gestão de riscos e desastres. Durante o lançamento da campanha "SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2024/2025", realizado no Palácio dos Bandeirantes,Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), conselheira presidenta do CRP SP, assinou um protocolo de cooperação com a Casa Militar do Estado de São Paulo, que representou a Defesa Civil Estadual.

Essa articulação, promovida pela Comissão de Riscos, Emergências e Desastres (CRED) do CRP SP, presidida pelo conselheiro Leonardo Maggi Gambatto (CRP 06/124424), tem como objetivo fortalecer a participação da Psicologia nos processos de prevenção, preparação, resposta e recuperação em situações de emergência e desastres. O CRP SP, assim, reafirma seu compromisso em contribuir para a proteção da população, com foco especial na assistência às populações vulneráveis afetadas pelas chuvas intensas.

A campanha "SP Sempre Alerta – Operação Chuvas" visa preparar o estado para a temporada de chuvas intensas, com investimentos em tecnologia, prevenção e resposta ás emergências. Entre as principais ações destacadas no evento pelo Governo do Estado de São Paulo estão o uso de radares meteorológicos modernos, sistemas de alerta baseados em tecnologia de cell broadcast e parcerias com os municípios para fortalecimento das defesas civis locais.

O termo assinado prevê que o Estado de São Paulo, por intermédio da Casa Militar (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), e o CRP poderão cooperar, assistir e complementar ações nas seguintes áreas: capacitação dos recursos humanos; execução de projetos em parceria; criação e desenvolvimento de grupos de trabalhos em disciplinas determinadas; promoção de visitas técnicas; desenvolvimento de atividades necessárias ao atendimento operacional de Defesa Civil, inclusive nos desastres e em períodos de calamidade; entre outras atividades.

A atuação do CRP SP busca ampliar o acesso a medidas de suporte psicossocial em desastres, promovendo a saúde mental e fortalecendo as redes de proteção e cuidado. E tem relação direta com o papel essencial da Psicologia em momentos de crise, quando o impacto emocional e social das emergências se faz mais evidente. Essa iniciativa reforça a importância do trabalho em rede e da integração entre diferentes áreas do conhecimento para a construção de uma sociedade mais resiliente frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

O CRP SP seguirá acompanhando de perto as ações decorrentes do protocolo de cooperação, mantendo seu compromisso com a promoção da saúde mental e a prevenção de riscos em todo o estado de São Paulo.

 

#ParaTodosVerem

Card quadrado. Na fotografia ao fundo, está presente a psicóloga Talita Fabiano de Carvalho, conselheira presidenta do CRP SP assinando o termo e, à sua esquerda, Feliciano Ramuth, vice-governador de São Paulo e Henguel Ricardo Pereira, coronel da Polícia Militar, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, à sua direita. Na margem inferior esquerda, em branco, logo do CRP SP Articula. Na margem inferior direita, logo do CRP SP junto ao selo dos cinquenta anos da autarquia. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos