Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Você conhece o primeiro princípio fundamental do Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o?


Publicado em: 16 de janeiro de 2025

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL – Direitos Humanos

  1. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o é coerente com os princípios fundamentais da Constituição Federal do Brasil, que, por sua vez, foi inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) proferida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. Este marco histórico desempenha um papel importante na defesa dos Direitos Humanos. 

Nesse contexto, o Código de Ética apresenta-se como um instrumento democrático e reflexivo, orientado pelo compromisso ético-político para a defesa da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade mental e física. Sua relevância está diretamente conectada aos valores universais estabelecidos na DUDH.

Os Direitos Humanos formam uma dinâmica viva, inventiva, diária e plural. Eles pertencem a qualquer pessoa, independentemente de raça, etnia, gênero, orientação sexual, classe, condição de imigrante, deficiência, religião, idade ou escolaridade. 

Nesse sentido, as/os psicólogas/os devem preocupar-se não apenas com o fazer teórico e técnico, mas também com um fazer alicerçado na ética, no reconhecimento, na luta e na proteção dos direitos, entendendo que o ser humano é um fim em si mesmo, e, portanto, titular de direitos. 

Além disso, estas/estes profissionais precisam ser capazes de analisar criticamente o ambiente em que estão inseridos. Tal análise é essencial para perceber as relações de poder, as formas de opressão e marginalização, bem como as desigualdades de recursos e de oportunidades. A partir desta compreensão, é possível fundamentar sua atuação na busca pela correção dessas desigualdades.

 

#ParaTodosVerem

Card quadrado, fundo roxo e branco. Ao fundo, ilustração de camadas em tons variados de branco, se sobrepondo. (fim da descriçã


Termos relevantes
direitos humanos