Notícias


CRP SP prorroga inscrições para III Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais


Publicado em: 21 de fevereiro de 2025

O III Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais teve o prazo de inscrições prorrogado para o dia 10 de abril de 2025.

Com a prorrogação, os demais prazos relacionados ao concurso também foram alterados, conforme descrito a seguir:

  • a divulgação das inscrições efetivadas e seus respectivos trabalhos será realizada até o dia 21 de abril de 2025 no site http://crpsp.org.br/PremioJonathas/.
  • o período de avaliação das obras inscritas pela Comissão Avaliadora terá início no dia 22 de abril de 2025 e se encerrará no dia 30 de maio de 2025;
  • a divulgação dos trabalhos selecionados para receber a premiação ocorrerá até o dia 09 de junho de 2025;
  • a publicação dos trabalhos em livro digital estará disponível no site do prêmio até o dia 02 de agosto de 2025;
  • a realização da cerimônia de premiação ocorrerá até o dia 02 de agosto de 2025, em local e horário a ser definido e comunicado posteriormente.

Quem pode se inscrever

A participação é aberta a psicólogas/os, estudantes de Psicologia, coletivos e movimentos sociais. A inscrição, gratuita, requer a submissão de um artigo que deve abordar temas relacionados à violência causada pelo racismo e suas implicações na saúde mental.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário disponível no site do prêmio.

Quem foi Jonathas Salathiel

A iniciativa do CRP SP  é uma forma de manter viva a memória do psicólogo Jonathas José Salathiel da Silva (1974–2015), cuja atuação foi essencial na luta contra a discriminação racial, especialmente no campo da Psicologia e saúde pública. Como conselheiro do CRP SP entre 2013 e 2015, Jonathas se destacou pela implementação de oficinas internas sobre racismo institucional e pela criação do Núcleo de Relações Raciais do CRP SP, precursor da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais (Crer). Além disso, Jonathas desempenhou um papel central na militância de movimentos populares dedicados ao enfrentamento do racismo.

Jonathas também contribuiu significativamente para a disseminação de conhecimentos técnicos sobre questões raciais, sendo coorganizador do Caderno Temático 14, intitulado "Contra o genocídio da população negra: subsídios técnicos e teóricos para a Psicologia", publicado em 2015. Ele integrou, ainda, o grupo de trabalho responsável pela criação das Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os em relações raciais, publicadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2017.

O regulamento do prêmio está disponível em: www.crpsp.org.br/PremioJonathas.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, ilustração de Jonathas Salathiel sorrindo. A ilustração possui tons quentes de amarelo, laranja e vermelho predominantes, contrastando com detalhes em azul e verde ao redor da imagem. O fundo tem um tom vermelho marcante. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos