Notícias
CRP SP promove I Seminário sobre Psicologia, Direitos Humanos e Envelhecimento
Publicado em: 15 de maio de 2025
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), por meio da Subcomissão de Psicogerontologia, realizará, no dia 24 de maio, o I Seminário Psicologia, Direitos Humanos e Envelhecimento: Contribuições da Psicologia para a Construção de Políticas Públicas Inclusivas. O evento acontecerá na Subsede Metropolitana do CRP SP, na cidade de São Paulo.
A iniciativa busca elucidar e orientar psicólogas/os que atuam na área do envelhecimento em diferentes instituições multiprofissionais, enfatizando as contribuições da Psicologia, respaldadas no compromisso social, nos Direitos Humanos e no respeito à pluridiversidade de todas as pessoas e campos de atuação profissional.
Em parceria com o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), o CRP SP toma como referência o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) para a realização deste evento.
Envelhecimento populacional e Políticas Públicas inclusivas
Diante do aumento significativo da população brasileira em ritmo acelerado de envelhecimento até 2070, e considerando o compromisso da Psicologia com a saúde mental e com a qualidade de vida em todas as fases de desenvolvimento, o CRP SP reforça a importância da criação, ampliação e implementação de Políticas Públicas que garantam cuidado e qualidade de vida para essa grande parcela da população.
O seminário busca ainda fomentar o debate técnico e ético acerca dos desafios enfrentados pelas/os profissionais da Psicologia em contextos de envelhecimento, contribuindo para a valorização de práticas inclusivas e comprometidas com os Direitos Humanos.
Assista no canal do CRP SP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3jmLPN6PV7Q
Evento: I Seminário Psicologia, Direitos Humanos e Envelhecimento: Contribuições da Psicologia para a Construção de Políticas Públicas Inclusivas
Data: 24 de maio de 2025
Local: Auditório Arrigo Leonardo Angelini - Subsede Metropolitana do CRP SP - Rua Arruda Alvim, 89, Jardim América, São Paulo (SP)
Horário: 8h30 às 16h
Programação
8h30: Credenciamento e café de boas-vindas
9h às 9h30: Mesa de abertura
Ruth Gelehrter da Costa Lopes
Psicóloga (CRP 06/8643). Coordenadora da Subcomissão Psicogerontologia da Pessoa Idosa do CRP SP.
Ione Aparecida Xavier
Psicóloga (CRP 06/27445). Presidenta da Comissão de Ética (COE).
Mônica Cintrão França Ribeiro
Psicóloga (CRP 06/20583). Coordenadora do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).
Carlos Eduardo Mendes
Psicólogo (CRP 06/ 153775). Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH).
Ana Tereza da Silva Marques
Psicóloga (CRP 06/141032). Conselheira secretária do CRP SP.
9h30 às 11h: Mesa 1 — Atuação da/o psicóloga/o diante dos desafios do envelhecimento populacional
Mediadora
Ione Aparecida Xavier
Palestrantes
Ruth Gelehter da Costa Lopes
Elza Lauretti Guaridoi
Psicóloga (CRP 06/459). Coordenadora da Subcomissão de Envelhecimento do CRP SP. Conselheira no Conselho Municipal de Idoso (CMI) de Campinas. Coordenadora da Subcomissão de Envelhecimento do CRP.
Joana Veras
Psicóloga (CRP 07/12761). Cursando o mestrado em Psicologia social e institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisa o tema da violência na velhice. Trabalha na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, onde atuou durante 7 anos na Política de Saúde da Pessoa Idosa.
11h às 12h30: Mesa 2 — Relatos de estudos interdisciplinares sobre envelhecimento
Mediadora
Mônica Cintrão França Ribeiro
Palestrantes
Andréa Cristina Tavelin Biselli
Psicóloga (CRP 06/188513). Graduada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, é doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua em consultório particular e como docente no curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP), onde leciona Abordagens Humanistas.
Samila Sathler Tavares Batistoni
Psicóloga (CRP 06/72314). Pesquisadora do Programa de Pós Graduação de Gerontologia e mestre em Gerontologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora e professora convidada junto ao Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Unicamp. e em Cursos de Pos Graduação lato sensu na PUC-CAMPINAS. Responsável técnica pela Lifelong Psicologia e Educação para a Longevidade.
Beltrina Côrte
Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE), ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). CEO do Portal do Envelhecimento. Especialista em Gestão de Programas Intergeracionais pela Universidad de Granada. Foi associada fundadora do Olhe (Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento).
Délia Catullo Goldfarb
Psicóloga (CRP 06/15965). Psicanalista e gerontóloga pela Sociedade Brasileira Geriatria Gerontologia (SBGG). Professora e coordenadora do curso de Psicogerontologia na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fundadora da Associação Gerações.
12h30 às 13h: Intervalo/café
13h às 15h30: Mesa 3 — Políticas Públicas para os direitos da Pessoa Idosa: perspectiva psicológica sobre o envelhecimento
Mediadora
Janaina Darli Duarte Simão
Psicóloga (CRP 06/47523). Membra da Subsede São José do Rio Preto e do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do CRP SP.
Palestrantes
Valdemar Donizeti de Sousa
Psicólogo (CRP 06/54588). Especialização em Gerontologia. Faz parte da Equipe Docente do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Union des Groupements d'Achats Publics (UGAP). Militante dos movimentos sociais em defesa das pessoas idosas. Subcoordenador da Subcomissão de Envelhecimento do CRP e membro da Subcomissão de Psicogerontologia da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP SP.
Patrícia de Faria Tasca
Psicóloga (CRP 06/109785). Especialização em Políticas Públicas e Sociais da Pessoa Idosa. Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no município de Campinas. Ex-presidenta do Conselho Municipal do Idoso (CMI) em Campinas. Membra da Subcomissão de Envelhecimento do CRP SP.
Amena Ferraz
Bióloga sanitarista. Vice presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e pesquisadora do Centro Internacional de Longevidade (ILC). Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Gerontologia. Atuo na articulação das Políticas Intersetoriais com foco na Política do Envelhecimento. Atuação nos conselhos de direito (saude, idoso, mulher, afro)
15h30: Considerações finais e encerramento
#ParaTodosVerem
Ilustração artística representando a diversidade humana. Várias silhuetas de pessoas, com diferentes tons de pele, cortes de cabelo e perfis, estão distribuídas em uma composição colorida com formas geométricas em tons suaves. A imagem simboliza inclusão, respeito às diferenças e direitos humanos.